Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 23 de abril de 2009

 

 

 

Câmara de Amargosa desaprova projeto de fundações públicas

 

 

           Vereadores de Amargosa (BA) cumprem a promessa e votam contra o projeto de Lei de criação de Fundação Pública de caráter privado no município. Alguns deles já tinham adiantado o voto para a conselheira Elza Pinheiro dos Santos e o Presidente da Câmara dos Vereadores, Antonio Clóvis, já haviam avisado que a proposta do prefeito Valmir Sampaio tinha poucas chances de aprovação. “Esse assunto é complexo e não está muito claro para todos. Aqui em Amargosa não foi diferente. Houve desconfiança se a Fundação era o melhor modelo para melhorar a saúde pública”, afirmou Clóvis.

           Elza, que é uma das principais defensoras da manutenção do Sistema Único de Saúde na cidade, está bem satisfeita com o resultado. “A população, representada pelo Conselho, deu um passo importante para a democracia. Foi interessante porque a sessão foi assistida por vários setores da sociedade.”

           A sessão ocorreu nesta quarta-feira, 22 de abril, e contou com sete vereadores presentes, dos nove regulares. Destes, três votaram contra, dois votaram a favor e dois se abstiveram do voto. Na platéia, dezenas de Agentes Comunitários e representantes dos profissionais da saúde, como enfermeiros e odontólogos.

           Muitos conselheiros se mobilizaram para lotar a sessão, como o professor de ensino fundamental Francisco Paulo de Souza Castro, que chegou a contratar carro de som para atrair as pessoas.

           O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, visitou Amargosa no ano passado, durante um seminário para debater o tema, e também gostou de saber que os vereadores acataram a decisão do Conselho Municipal, que já tinha deliberado e aprovado  parecer contrário ao projeto em duas ocasiões.

           A expectativa agora no município é que a Secretaria de Saúde amplie o debate sobre as questões de saúde com o Conselho, os vereadores e a população.

 

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I