Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 23 de março de 2009

 

 

Maranhão adere à proposta do SUS patrimônio da humanidade

 

 

 

         Participaram do painel SUS como Patrimônio da Humanidade, os conselheiros José Marcos de Oliveira e Antônio Alves de Souza, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

 

         Antônio Alves explicou do que se trata a proposta e como é o processo de reconhecimento, pela Unesco, “é uma forma de garantir que os governos locais não vão alterar, pois pertence a toda a humanidade. Temos de construir um dossiê para explicar porque o SUS deve ser considerado patrimônio imaterial da humanidade; além disso, precisamos de um plano de gestão que inclua o financiamento, pois é a forma de garantir que o patrimônio não deixará de existir”. O Secretário exemplificou alguns patrimônios imateriais, “os modos de tocar os sinos das igrejas de São João Del Rey, em Minas Gerais, e a Festa do Divino, na cidade goiana de Pirenópolis são uns dos exemplos”.

 

         José Marcos lembrou que a ideia surgiu no Fórum Social Mundial da Saúde, em janeiro deste ano, e destacou a necessidade da preservação da memória, “sempre têm informações que merecem ser resgatadas e defender a história do SUS passa por esse resgate”.

 

         José Marcos ressaltou que o Sistema Único de Saúde não é gratuito, “precisamos incorporar que temos o maior e melhor plano de saúde que não tem gasto adicional, mas é pago com os nossos impostos, não é grátis”. Para Antônio Alves de Souza, o SUS já é vitorioso e deve ser reconhecido como patrimônio dos brasileiros.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I