Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 25 de agosto de 2009

 

 

CNS lança site sobre 20 anos do SUS

 

 

 

           O Conselho Nacional de Saúde (CNS) criou um site em comemoração aos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo o material produzido nos diversos eventos, palestras e mobilizações realizadas em 2008 pelos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde. Os encontros tiveram como objetivo celebrar o maior sistema público de saúde do mundo, que atende a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% dependem exclusivamente desse serviço.


           O SUS foi instituído na Constituição Federal de 1988 que definiu, em seu artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Ou seja, o sistema foi criado de acordo com as diretrizes de descentralização das ações de saúde, atendimento integral e participação popular, respeitando os princípios de universalidade, integralidade e igualdade.


           Ao longo desses 20 anos de existência, o SUS avançou na melhoria do atendimento à população com medidas como o fortalecimento da atenção básica; a ampliação de ações de prevenção a doenças; campanhas de vacinação em massa; o monitoramento dos sistemas de informação e de gestão; e a ampliação no número de trabalhadores em saúde e na participação e no Controle Social dentro dos Conselhos.


           Por tudo isso, o SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque garante atendimento igualitário a todos, sem preconceitos.


           O site apresenta a história do SUS, os eventos comemorativos divididos por Estados, a legislação e uma biblioteca, com informativos, palestras e textos sobre o tema.


           Além disso, é possível participar da campanha de transformar o SUS em Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), colocando o nome no livro de assinaturas Sou a favor do SUS – Patrimônio da Humanidade.


           Há links também para as Caravanas do SUS e para a Carta de Mobilização, assim como para o site do CNS e para o site criado no ano passado pelo Ministério da Saúde, em comemoração as duas décadas do SUS.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I