Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de outubro de 2009

 

 

Pará mobiliza população para Caravana em Defesa do SUS

 



           Uma intensa mobilização de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) marcou a Caravana em Defesa do SUS do Pará, no dia 22 de outubro. Mais de mil participantes, entre gestores, profissionais de saúde, usuários e movimentos sociais estiveram reunidos no Hangar, em Belém, para debater o serviço público de saúde do País e do Estado.  Logo após a solenidade de abertura, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, apresentou o primeiro painel da Caravana com o tema “Avanços e Desafios do SUS”.

           Segundo Francisco Batista Júnior, infelizmente a população ainda não conhece o SUS, “como se as campanhas de vacinação, vigilância sanitária e epidemiológica também não atingissem as pessoas que possuem plano de saúde”. Em sua apresentação, Francisco Batista mostrou dados relacionados à saúde no País e fez questão de lembrar que esta não é função predominante dos médicos. “Nossa legislação não diz isso. Saúde também envolve prevenção, saneamento básico, educação e uma equipe multidisciplinar a serviço da população”, explicou.

           Na oportunidade, o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Wilson Alecrim, falou sobre a Emenda Constitucional 29 (EC-29) e a importância da sua regulamentação, porém lembrou que a equidade, um dos princípios do SUS, é oportunidade de acesso aos serviços de saúde e não apenas financiamento. Ao falar sobre a saúde na região norte, Wilson Alecrim informou que hoje 16 Estados brasileiros cumprem a EC-29 e destes, oito fazem parte da Amazônia Legal.

           Ao falar durante o evento, o Vereador Marquinhos do PT exaltou o SUS vitorioso, que conseguiu levar saúde para os mais diversos cantos do País. Para o Vereador, este é o momento de trazer o SUS de volta para aqueles ao qual o sistema foi criado.

           Participaram, ainda, do painel, o Conselheiro Nacional, Arthur Custódio, que fez a coordenação da mesa, o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antonio Alves de Souza, e a Conselheira Estadual, Eunice Cleres.

Serviços de Saúde


           Durante todo o dia a população paraense teve acesso à serviços de saúde na Caravana em Defesa do SUS do Pará. As pessoas tiveram orientações sobre prevenção e promoção da saúde; verificação de pressão arterial, de glicemia e de massa corporal; distribuição de preservativos; coleta de sangue; educação em saúde para prevenção de doenças como dengue, Aids, gripe H1N1; vacinação; e serviço de ouvidoria.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I