Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de julho de 2009

 

 

 

Caravana: solenidade no Acre reúne diversas autoridades

 

 


            O Teatro Plácido de Castro ficou lotado nesta terça-feira (28) para a Caravana em Defesa do SUS do Estado do Acre.  Compuseram a mesa de honra representantes do Controle Social Estadual e Municipal, dos Governos do Estado e do Município de Rio Branco, do Conass e Conasems, do Ministério Público e do Congresso Nacional, nas pessoas da Deputada Federal, Perpétua Almeida e do Senador Tião Viana, além do Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antônio Alves de Souza e do Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior.


            Emocionada, a representante dos usuários no Conselho Estadual de Saúde, Maria da Conceição Alves, disse estar honrada por receber a Caravana em Defesa do SUS, “que é uma conquista do povo brasileiro”. Em sua fala, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Rio Branco, José Rodrigues Arimatéia, lembrou que o SUS serve, hoje, de exemplo para diversos países.


            Para a Promotora do Ministério Público Estadual, Gilcely Evangelista, a Caravana em Defesa do SUS é um marco na cidade de Rio Branco. Ela destacou que a boa relação entre judiciário e gestão garante a resolutividade dos problemas, “hoje só temos uma ação civil pública ajuizada, pois procuramos resolver as questões por vias administrativas e com cordialidade”.


            Segundo o Senador Tião Viana, a Caravana é a expressão viva da democracia brasileira e ao fazer um breve histórico do Sistema Único de Saúde, ele ressaltou que o exemplo do SUS vem sendo seguido em várias áreas como da educação e da segurança pública. O Senador disse, ainda, que a queda da CPMF foi a maior derrota e um dano irreparável ao SUS, “e somente com a aprovação da regulamentação da Emenda Constitucional 29 poderemos reparar esse dano”.


            Ao homenagear os homens e mulheres da platéia, do Acre e do Brasil, o Secretário Antônio Alves lembrou que todos devem estar juntos para enfrentar os desafios impostos. Ele destacou o significado de ter um Sistema Único de Saúde no enfrentamento da Gripe H1N1, por exemplo, “onde as ações são determinadas em protocolos e repassadas aos Estados e Municípios de maneira unificada. Isso faz a diferença em relação aos outros países”.


            O Vice-Prefeito de Rio Branco, Eduardo Farias, além de ressaltar a presença do Sistema Único de Saúde em todos os lugares do Brasil, “do mais central ao mais distante”, lembrou a existência de forças contrárias a regulamentação da EC 29 e a problemática da judicialização na saúde, “que pode estar a favor tanto do povo, como de grandes indústrias farmacêuticas”. O Vice-Governador, César Messias, assim como outras autoridades, prestou homenagens ao Conselheiro Estadual e militante José Alexandre, assassinado em 2008.

 

            Ovacionado pelo público, o Presidente do CNS, Francisco Batista, lembrou da importância da regulamentação da EC 29 e dos desafios do SUS, como conciliar seus princípios e conceitos com a prática. “No que se refere à gestão do trabalho, por exemplo, nunca se privilegiou tanto determinadas categorias, desconstruindo totalmente a relação multiprofissional”. O Presidente anunciou as ações do CNS junto ao Congresso Nacional de forma a viabilizar a autonomia administrativa e financeira dos serviços, a profissionalização da gestão, a carreira única da saúde com responsabilização das três esferas de governo, mudança na lei de responsabilidade fiscal e a criação do serviço civil em saúde.

           

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I