Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de novembro de 2009

 

 

Ato Político abre Caravana em Defesa do SUS de Mato Grosso do Sul

 

 

          A penúltima etapa da Caravana em Defesa do SUS, evento promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceira com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Segep) do Ministério da Saúde, aconteceu na última sexta-feira (27), no Mato Grosso do Sul. O evento contou com a participação de cerva de 400 participantes entre conselheiros de saúde, estudantes, gestores e movimentos sociais.

 

          A Caravana em Defesa do SUS do Mato Grosso do Sul (MS) foi realizada no Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária, na rua Dólar de Andrade, 270- Bairro São Francisco, em Campo Grande (MS) e teve a apresentação de músicas natalinas do Coral da Fundação Cultural do Mato Grosso do Sul.  No Ato Político de abertura, a Conselheira Nacional, Marisa Furia, representando o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, reforçou o apoio do Estado na realização da Caravana e aproveitou a oportunidade para defender o SUS como patrimônio cultural e imaterial da humanidade para garantir que os futuros governantes não alterem os princípios e diretrizes do Sistema.

 

          Em sua fala, a Secretária de Saúde do Estado, Beatriz Figueiredo Dobashi, disse do trabalho de sua secretaria na luta para recuperar os tantos anos que o Mato Grosso do Sul não investiu em Saúde. Ela afirmou, ainda, “ter muitos desafios, e o financiamento é o mais gritante”. Também reforçando a questão do financiamento, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Fernando de Oliveira Rocha, falou sobre a importância da luta pela regulamentação da Emenda Constitucional n.º29 (EC-29) e incentivou os participantes da Caravana em assinar o abaixo-assinado em favor da EC-29.

 

          O Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande, Luiz Henrique Mandeta, apontou o controle social, maior autoridade presente, como o grande responsável pela construção e consolidação do SUS. O Secretário também falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios devido à falta de financiamento. “O governo está lutando para investir em saúde e sair da condição de um dos Estados que menos investe na área. Hoje nenhum município investe menos de 15% no SUS”, informou. O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande, Edilberto de Freitas Reverdito, destacou a realização da Caravana no Estado e ressaltou que “Campo Grande tem uma política voltada para a saúde, com grande participação da comunidade”.

 

          A participação do controle social no SUS foi apontada pela Secretária Substituta da Sgep, Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira como um dos principais pontos de sobrevivência do Sistema.  “Sabemos dos inúmeros problemas enfrentados pelo SUS, mas também temos a certeza dos inúmeros avanços alcançados por este sistema que é solidário, que distribui renda, e é um legado que deve ser deixado para as futuras gerações”, disse. Maria Natividade aproveitou a ocasião para convidar todos a irem para Brasília, no dia 8 de dezembro, e participar da Caravana Nacional.

 

          Também compuseram a mesa o representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Norberto Fabri Júnior, e o representante dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Josué da Silva, Lopes.

 

          Após o encerramento do Ato Político, a primeira etapa dos painéis da Caravana foi marcada pela apresentação sobre os “Avanços e Desafios do SUS” e “SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade” com as participações da Conselheira Nacional, Gysélle Saddi Tannous, da Secretária Substituta da Sgep, Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira, do representante do Conselho Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, Francisco Carlos Grilo e do representante (Conasems), Norberto Fabri Júnior.

 

 

       

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I