Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de março de 2009

 

 

Caravana oportuniza debates locais

 

 

         O Sistema Único de Saúde surgiu, há 20 anos, graças ao empenho e luta de diversos personagens. Um deles é o Deputado Federal Jofran Frejat, que marcou presença no lançamento oficial da Caravana em Defesa do SUS, nesta quinta-feira.

 

         Para ele, há uma clara tentativa de minar o SUS, “e prova disso é o aumento no número de hospitais privados e planos de saúde”. O Deputado acredita que o SUS seja a maior política pública já implantada e em andamento, “pois abrange todos os brasileiros, independentemente de classe. Antes alguns grupos só conseguiam atendimento nas Santas Casas e como se fosse caridade”.

 

         Frejat, que é Deputado pelo Distrito Federal, comentou, também, a crise local, “o SUS começou a surgir aqui no Distrito Federal em 1979, quando já tínhamos uma saúde hierarquizada e descentralizada. Participamos ativamente da construção do Sistema Único de Saúde e lamentamos que, hoje, o DF esteja seguindo o mau exemplo de outras capitais”. Para o Deputado, a terceirização em processo no Distrito Federal é grave, “isso se deve à má gerência e falta de gestão”. 

 

         Jofran Frejat ressalta, ainda, a importância do Controle Social, “é fundamental a participação popular, pois se ela não estiver presente, as coisas não andam. Nenhum gestor deveria se irritar com a participação do povo, ao contrário, deveria agradecer”.

 

         O Secretário de Saúde do Distrito Federal, Augusto Carvalho, que também prestigiou a Caravana, afirmou que o Conselho de Saúde do DF está ativo, “talvez o que seja necessário é que as entidades representadas repliquem os debates e discussões para as suas bases. Outro ponto é que muitos conselheiros levam suas opinião paras as reuniões, sendo que eles devem apresentar o posicionamento das suas entidades”. Augusto Carvalho ressaltou, ainda, a necessidade de se aprimorar o controle social nacionalmente “estamos à disposição e temos feito esse debate”.

 

         Na programação da Caravana em Defesa do SUS, que vai passar por todos os Estados brasileiros, está previsto, também, o debate dos problemas e soluções de cada localidade.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I