Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de julho de 2010

 

 

Abertura da I Fenagep atrai mais de mil pessoas

 

 

 

 

     A primeira Feira Nacional de Gestão Estratégica e Participativa (I Fenagep) foi aberta nesta quarta-feira (30), no auditório da Expo Brasília, em Brasília. A cerimônia contou com a participação do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antonio Alves de Souza, da secretária executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit e do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, entre outras autoridades. No total, mais de mil pessoas acompanharam a cerimônia.

 

     Para Antonio Alves, a realização da feira é um marco na história do Sistema Único de Saúde (SUS). “A gestão participativa é um ato de delegação de poderes, que exige desprendimento total do administrador na hora de compartilhar essas competências”. O secretário ressaltou que nos 22 anos do SUS foram poucas as experiências de gestão participativa, e que o quadro começou a mudar no atual governo do presidente Lula. “Daqui a 20 anos tenho certeza que os organizadores terão mais facilidade para realizar a vigésima edição da Fenagep. Ela já vai fazer parte da rotina do SUS”, explica Alves. Para ele, o processo atual é de construção da história. “Fazemos estas ações em um momento estratégico, em que o SUS precisa de nosso apoio, devido às ameaças externas daqueles que não querem que o sistema funcione devidamente”.

 

Conquistas

 

A Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit, afirmou que a participação da sociedade na gestão do SUS era algo impensável até pouco tempo atrás. “Tenho muita alegria de ver esta plateia de gestores aqui. Vejo a sociedade participando da gestão do SUS e isso é uma marca da gestão do governo Lula”. A secretária também destacou os números positivos alcançados pelo Ministério na atual gestão do ministro José Gomes Temporão. “Temos números expressivos, em programas como o Brasil Sorridente, o SAMU, a Saúde da Família, mas é preciso fazer muito mais. O SUS tem que ser a melhor opção para os brasileiros. Essa é a construção que temos que fazer em parceria com a sociedade”.

 

Nova Ordem

 

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, disse que o evento aponta para uma nova ordem social. Ele chamou a atenção para as dificuldades encontradas para a participação da sociedade na gestão do SUS. “É preciso ter em mente o caráter autoritário ainda presente neste País. Mesmo assim, temos que reconhecer os avanços e ter a consciência de fazer mais. Temos que avançar sobre os limites históricos do Brasil”. Batista citou exemplos de dificuldades encontradas pelos Conselhos Municipais de Saúde e apesar dos entraves enfrentados no dia a dia, fez um balanço positivo do momento. “Mesmo com resistências, as experiências apresentadas aqui na I Fenagep nos mostram que a democracia pode acontecer efetivamente”.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I