Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de março de 2010

 

 

CNS manifesta apoio ao Programa Nacional de Direitos Humanos

 

 

          Após amplo debate em sua 206ª Reunião Ordinária, o Conselho Nacional de Saúde vem, por meio desta, manifestar apoio ao Programa Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III).

 

          O Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), aprovado pelo Decreto 7.073 de 21 de dezembro de 2009, é elaborado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos em conjunto com diversas organizações da sociedade civil de forma a identificar os principais obstáculos à promoção e proteção dos direitos humanos no Brasil, eleger prioridades e apresentar propostas concretas com o objetivo de equacionar os mais graves problemas sociais.

 

          A elaboração do Programa foi precedida pela XI Conferência Nacional de Direitos Humanos, em 2008, que contou com 14 mil participantes em todas as suas etapas e aprovou diretrizes, resoluções e moções com as principais temáticas: Universalização de direitos em um contexto de desigualdades; Violência, segurança pública e acesso à Justiça; Pacto federativo e responsabilidades dos três Poderes, do Ministério Público e da Defensoria Pública; Educação e Cultura em Direitos Humanos; Interação democrática entre Estado e sociedade civil; Desenvolvimento e Direitos Humanos; Direito à memória e à verdade.

 

          O PNDH III ficou, durante quase um ano, sob consulta pública aberta à sociedade e à imprensa e em análise por parte de todos os Ministérios do Governo Federal e está em consonância com as recomendações dos órgãos internacionais de proteção dos direitos humanos, dos quais o Brasil é signatário. Além disso, a atual versão baseia-se nas duas anteriores (1996 e 2002), as quais não sofreram quaisquer críticas.

 

          O Conselho Nacional de Saúde entende que o debate da saúde tem como componente basilar os Direitos Humanos, particularmente quando analisamos a curta história do Sistema Único de Saúde  no nosso País e o forte viés contra hegemônico, o que justifica as enormes dificuldades que enfrenta.

 

          Neste sentido, o Conselho Nacional de Saúde manifesta o seu apoio ao PNDH III, entendendo a importância do debate acerca da temática e firma compromisso de continuar pautando o tema em suas reuniões ordinárias, reiterando a necessidade da implementação integral de suas diretrizes, objetivos estratégicos e ações programáticas.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I