Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de dezembro de 2010

 

A supremacia do interesse público na prestação de serviços da Seguridade Social

 

 

        Durante o terceiro dia de Conferência o debate sobre a predominância do interesse público na prestação dos serviços da Seguridade Social movimentou uma das sessões temáticas do evento. A expositora Berenice Rojas Couto, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , falou sobre as conceituações do público e o privado e da problemática da parceria entre os dois setores. Rojas falou sobre como conceitos e aplicações equivocadas prejudicam a universalização da Seguridade Social "O Estado precisa impor regras para que a mercantilização dos serviços não avancem. Precisamos inverter a lógica de que o público é ruim e o privado é que é bom e sempre melhor", destacou.

 

        De acordo com a pesquisadora, sem sociedade civil organizada, o Estado pode vir a ser o lugar da privatização e a população precisa estar atenta para que isso não ocorra "Não é o fato de os representantes políticos terem sido eleitos que os tornará de fato entes públicos", ressaltou.

 

        Os participantes de diversos países como França, Alemanha, Índia, Espanha, Colômbia e Brasil falaram sobre as perspectivas da Seguridade em seus países e sobre a problemática da conceituação do que deve ser a Seguridade dentro da sociedade. "Precisamos que o Estado tenha de fato uma perspectiva pública. E a sociedade civil é fundamental para fiscalizar o Estado", ressaltou Berenice Rojas.

 

        Todos os participantes do debate acordaram quanto ao fato de que a saúde, bem como toda a Seguridade não podem ser mercantilizadas "Não é possível criar uma dicotomia dentro do Estado separando os trabalhadores que podem pagar e os que não podem", falou Rojas.

 

        Para o professor da Universidade de Antioquia, na Colômbia, Álvaro Cardona, é preciso refletir também sobre a manutenção do interesse coletivo como diretriz do Estado. "O Estado surgiu justamente para ser a instituição que responde pelo interesse coletivo, temos que reafirmar o conceito de Estado em defesa do povo", enfatizou Cardona.

 

        Ainda de acordo com o professor, o Estado tem responsabilidade e não será possível construir conceitos coletivos, sem a participação dele. As necessidades sociais não podem ser atendidas por um Estado marginal, que não participe das responsabilidades junto a sociedade civil "Precisamos de um Estado afirmativo, construído com base no interesse público", apontou Cardona.

 

        O professor levantou questões para o público, que segundo ele são fundamentais para que se possa construir políticas públicas adequadas "Temos que definir qual o conceito de cidadania plena, por que isto é fundamental para pensar a participação comprometida, para que haja uma soberania plena efetiva, a sociedade civil precisa ter uma grande capacidade organizativa.

 

        Cardona defendeu que as tensões entre o público e o privado são inerentes a própria natureza política do Estado. Citou que a corrupção é um exemplo que traduz bem esta tensão, entre os interesses individuais e o interesse público. "A luta contra a corrupção é fundamental, mas também é preciso uma mudança de mentalidade, são os valores que predominam hoje que colocam o público sempre em detrimento do privado" definiu.

 

        A construção de um diálogo adequado entre o Estado e a sociedade civil foi defendida como fundamental para que se efetive a universalização de direitos ligados a Seguridade Social. "Tem que haver uma responsabilidade ética de todos os sujeitos. Os direitos humanos estão diretamente relacionados a estas garantias sociais de forma ética", apontou Cardona.

 

        O grupo aprovou duas propostas para serem levadas à plenária final do evento: A definição de Seguridade Social como uma questão pública e a manutenção dos espaços de diálogo que estimulem a participação popular.

 

        Os participantes do grupo destacaram a posição do Brasil como referência na busca da universalização da seguridade. "O Brasil é protagonista em todos os campos da Seguridade Social. Não só na saúde, como também na Previdência e Assistência Social", destacou a professora Berenice Rojas.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I