Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de dezembro de 2010

 

O mito da insustentabilidade financeira da universalização da Seguridade Social

 

 

img
Foto: Karina Zambrana

        Os participantes do primeiro subeixo da tarde dessa sexta-feira (3) debateram a questão do mito da insustentabilidade financeira da universalização da Seguridade Social.

 

        Para a professora brasileira Denise Lobato Gentil, o sistema brasileiro é sustentável, além de gerar receitas e superávit; de acordo com ela, o aumento da expectativa de vida não fará com que a previdência "quebre" e o investimento em iniciativas como Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada geram redução de desigualdades sociais. "O sistema gera sua própria receita ativa, produção e emprego".

 

        O francês Philippe Gasser afirmou que a lei de mercado está desconstruindo a previdência e os investimentos na proteção social são cada vez menores. Bernard Teper, do Fórum de Saúde Internacional, apontou os desafios para o Sistema Único de Seguridade Social: financiamento; democracia social e sanitária; os fortes conflitos de interesses dentro da Organização Mundial de Saúde; necessidade de dar a cada um segundo as suas necessidades e seus meios; a necessidade de um programa mundial de formação de profissionais de saúde; necessidade de mudança econômica e social para diminuir o setor informal; e mudança na lógica econômica.

 

        Maurício Molina, do Movimento pela Saúde e Seguridade dos Povos da Colômbia, falou dos dois paradigmas do sistema colombiano: a busca pela contenção de custos e por maior eficácia econômica. Outro problema enfrentado pelo país refere-se ao fato de o Estado agenciar para instâncias privadas a execução dos serviços de previdência. "A previdência se transformou num mecanismo de mercado para gerar renda", disse Molina.

 

        Em seguida, os participantes puderam compartilhar experiências de forma a pensar na forma de planejar e implementar um modelo de orçamento público para a seguridade social, baseado em fontes diversificadas e progressivas.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I