Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 05 de dezembro de 2010

 

 

Conferencistas discutem parcerias internacionais para sistemas de seguridade social

 

 

        O papel da cooperação internacional e do intercâmbio entre países para a consolidação de sistemas universais de proteção social foi uma das pautas deste sábado (4), durante a I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social. Representantes do governo e da sociedade civil de diversos países participaram do debate e puderam conhecer experiências em curso na França, Canadá e Brasil.

 

        A expositora Agnés Plassart, da Santé Protection Sociale Internationale, apresentou o trabalho da agência francesa a serviço da cooperação internacional em saúde e proteção social. Segundo ela, a efetivação de sistemas universais de seguridade social exige a compreensão de que o tema perpassa por uma série de questões que vão desde a capacitação de gestores e profissionais ao uso de ferramentas de avaliação das iniciativas. "A proteção social é como um ser humano: está sempre evoluindo e nunca encontra estabilidade; precisa de monitoramento constante", afirmou Agnés.

 

        Para o doutor em Saúde Pública Jose Carlos Suárez, da Espanha, um dos primeiros passos para se efetivar o desenvolvimento de sistemas universais de proteção social é garantir a construção de espaços coletivos de colaboração e produção do conhecimento. "Conhecimento é poder. Mas o que podemos fazer com isso? Como garantir que esta luta ganhe voz coletiva e resulte em melhorias no acesso e na qualidade dos serviços prestados à população?", questionou, ao ressaltar a importância do intercâmbio de ideias e práticas.

 

        Suárez ainda citou alguns exemplos de trabalhos de cooperação internacional dos quais participou. Dentre eles, um sobre o processo de descentralização do sistema de saúde de Goiás, no Brasil, em associação com a Agência de Saúde e de Serviços Sociais da região de Outaouais, em Québec, no Canadá. O projeto também contou com o apoio do Ministério da Saúde (MS), da OPAS [Organização Pan-Americana da Saúde] e da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI).

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I