Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 05 de março de 2010

 

 

CNS participa do II Fórum Nacional de Políticas de Saúde:

Sustentabilidade no Setor de Saúde no Brasil

 

 

          O Conselho Nacional de Saúde participou, nessa quinta-feira (04), do II Fórum Nacional de Políticas de Saúde: Sustentabilidade no Setor de Saúde no Brasil, no Senado Federal, em Brasília.

 

          Com o objetivo de facilitar as interlocuções entre os diversos atores nas discussões sobre políticas de saúde que possam garantir a sustentabilidade do setor e o direito à assistência integral a saúde, com ações de prevenção das doenças, promoção da saúde e qualidade de vida, o evento, que foi transmitido do Interlegis a todas as Assembleias Legislativas brasileiras, foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável.

 

          Francisco Batista Júnior, Presidente do Conselho Nacional de Saúde, lembrou que o Sistema Único de Saúde é um dos grandes responsáveis pelo ganho de qualidade de vida da população brasileira e afirmou que o Sistema é um grande instrumento de transformação social, mas para ele, o Sistema possui problemas estruturais, “e podemos colocar todo o recurso financeiro disponível, que não vai resolver. Há uma distância enorme entre o que o SUS preconiza é o que é feito na prática”. Dentre os vários desafios, Francisco Júnior aponta a cultura hospitalocêntrica, “a população continua achando que ter direito à saúde é ter médico, leito e medicamento de alto custo, enquanto ela precisa lutar é pelo direito de não adoecer”. Ao listar problemas como a precarização do trabalho e a crescente terceirização dos serviços, o Presidente apresentou a Agenda Política do CNS que forma de garantir a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde.

 

          O moderador da mesa e Presidente da Federação Brasileira de Medicina Tradicional, Marcio Bontempo, concorda com a visão de Batista Júnior, “precisamos trabalhar saúde, promoção, prevenção estimulando iniciativas como as práticas integrativas e complementares. Quando chega ao médico é porque o sistema falhou na promoção e prevenção”.

 

          O Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar de Saúde, Darcísio Perondi, fez uma retrospectiva da criação do SUS e os desafios a serem vencidos. Ele apontou a questão do descumprimento do modelo SUS, gestão inadequada e subfinanciamento como uma das causas da crise vivida hoje pelo Sistema Único de Saúde. Ao detalhar a tramitação e importância da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, o Deputado informou que isso ainda não aconteceu devido à falta de interesse do Governo Federal e iniciativa da Câmara. Ele questionou, ainda, a falta de envolvimento das grandes centrais sindicais na defesa do SUS.

 

          Para o Promotor do Ministério Público e Presidente da Associação Nacional dos Ministérios Públicos em Defesa da Saúde, Jairo Bisol, a sustentabilidade passa por questões técnicas, mas, fundamentalmente, pela falta de decisão política. “Mas não deveria ser assim, pois se o SUS está constitucionalizado é uma Política de Estado, e não de Governo”. Segundo ele, sucessivos governos não assumiram a saúde. Bisol lembrou ainda que o processo de terceirização pelo qual a saúde vem passando vai de encontro à deliberação da 13ª Conferência Nacional de Saúde, “o governo propôs uma mudança no modelo de gestão que não foi aceita pelo Controle Social e que assim mesmo avança”. Para o Promotor, o Estado está abrindo mão de sua função de gestor público. “Precisamos de um governo que assuma o SUS”.

 

          Nelson Mussolini, Vice Presidente Executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, apresentou os impactos da carga tributária nos medicamentos. Segundo ele, 1/3 do valor do medicamento é imposto “e é um imposto que não é destinado à saúde”. Participaram, ainda, os deputados federais, Solange Amaral e Dr. Ubiali, o Gerente Técnico da Federação Nacional de Saúde Suplementar, Sandro Leal Alves, além de Conselheiros Nacionais e da Coordenação de Plenárias que estavam na plateia.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I