Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de Abril de 2010

 

 

CNS promove Ato Solene em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

 

 

          O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou nessa quarta-feira (07), no primeiro dia da 208ª Reunião Ordinária de abril, Ato Solene em homenagem ao Dia Mundial da Saúde. A comemoração foi bastante prestigiada e contou com a presença do Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, representando o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, da Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit, de Rubens Rebelato, representando o Ministro Fernando Haddad, da Educação, Renato Tasca, da OPAS, além dos Conselheiros Nacionais de Saúde e servidores do Ministério.
 
          Francisco Júnior, em seu discurso discorreu sobre a importância do dia 7 de abril e chamou atenção para o tema, Urbanismo e Saúde, que, segundo ele, “foi uma escolha muito pertinente por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS)”. Para o Presidente do CNS, saúde é um direito do cidadão e sua promoção, obrigação do Estado.

 

          Júnior também fez remissão à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2008), que apresenta resultados favoráveis sobre a aprovação dos serviços de saúde no País. Segundo a PNAD, cresceu a procura por unidades de saúde, a Estratégia Saúde da Família alcançou mais da metade da população, mais brasileiros tiveram acesso à assistência odontológica e houve um aumento considerável no número de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta é uma prova cabal e inquestionável de que o SUS, ainda que com suas limitações, está no caminho certo”, comemora Francisco Júnior.

 

          Presente ao evento, o Ministro José Gomes Temporão ressaltou em seu discurso que “a boa saúde não se resume apenas ao número de novos hospitais construídos”. Para Temporão, saúde pública é muito mais. “A alimentação adequada e a prática regular de exercícios também ajudam a prevenir doenças“, destacou. Na oportunidade, o Ministro sugeriu ao Pleno do CNS uma sessão específica para apresentar os resultados da PNAD, que mostra objetivamente a melhora do acesso da população a outros serviços.

 

          Além disso, garante o Ministro, “é um instrumento para o desenvolvimento social e econômico”, alertou fazendo uma referência ao Rio de Janeiro, que teve na tarde do dia 6 de abril o maior temporal dos últimos 44 anos, vitimando pelo menos 105 pessoas, moradores de encostas, soterradas pelos deslizamentos. Para o Ministro da Saúde, a falta de acesso à moradia ainda é um grande desafio a ser enfrentado.

 

          Temporão também aproveitou para ratificar a convocatória para duas grandes conferências que acontecerão em Brasília, este ano. A IV Conferência Nacional de Saúde Mental, de 27 a 30 de junho, com o tema: “Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios” e a I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento dos Sistemas Universais de Seguridade Social, de 1º a 5 de dezembro, que discutirá o tema: “Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social”.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I