Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de junho de 2010

 

 

Secretaria Especial de Saúde Indígena é apresentada ao Pleno do CNS

 

 

img

     Na manhã dessa terça-feira (8), durante a 46ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e Conselheiro, Antonio Alves de Souza, apresentou ao Pleno a estrutura da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Com a criação da Secretaria, a gestão da saúde indígena é transferida da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para a Sesai.

 

     Antonio Alves foi Coordenador do grupo de estudos que auxiliou na formulação da Secretaria, que está prevista na Medida Provisória 483, editada pela Presidência da República em março deste ano. A proposta deve ser votada ainda este mês pelo Congresso. Segundo o Secretário, a criação da Sesai é um marco para o Ministério da Saúde. “É a primeira vez na história que o Ministério chama para si a responsabilidade na questão da saúde indígena”.

 

     Outra atribuição no texto da MP 483 é transformar os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) em unidades gestoras, com registro jurídico e autonomia para ações junto à população indígena. Ao apresentar o tema aos Conselheiros, Antonio Alves comentou sobre alguns obstáculos na gestão da saúde indígena. “Uma das maiores dificuldades é conseguir profissionais para trabalhar nesta realidade”, afirmou.

img

     Para contornar a situação o grupo de trabalho formulou um plano de carreira diferenciado para os profissionais destinados a trabalhar na Sesai. Outra ação, segundo o Secretário, é fomentar a participação local no sistema. “Temos que incentivar o estudo dos indígenas para que eles possam assumir a gestão”.

 

     A estrutura proposta para a Secretaria inclui 34 Dsei´s, 34 Casas de Saúde do Índio (Casai’s) e 334 pontos base. Servidores e recursos serão transferidos da Funasa para a administração da nova Secretaria e, no futuro, está prevista a realização de concurso público para preenchimento do quadro pessoal. O processo de transição da Funasa para a Sesai é coordenado pela Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit.

 

     Para o Conselheiro Edimílson Terena, membro do grupo de estudos da Sesai, a criação da Secretaria é motivo de comemoração. “Nós vamos nos pintar quando a Secretaria sair. Desta vez, vai ser para comemorar”.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I