Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de junho de 2010

 

 

Controle Social avalia Política Nacional de Alimentação e Nutrição

 

 

img

     Foi realizado ao longo da semana, em Brasília, o Seminário Nacional de Alimentação e Nutrição no SUS: PNAN 10 anos. O evento, de iniciativa do Conselho Nacional de Saúde, por meio da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN) e Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), teve por objetivo realizar uma avaliação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e propor diretrizes para sua reformulação, considerando os 10 anos de implementação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de duas mil pessoas, entre trabalhadores, conselheiros, gestores e sociedade civil participaram dos 26 seminários estaduais com uma grande mobilização para avaliar os dez anos da PNAN.

 

Durante a solenidade de abertura, no dia 8, Francisco Batista Júnior, Presidente do CNS, destacou que o Ministério da Saúde tem cumprido sua função ao implantar e PNAN, “e não é uma tarefa fácil por ser uma ação contra-hegemônica”. O Presidente falou, também, da saúde preventiva. “Estamos convencidos de que não conseguiremos ter o SUS e seus princípios se não superarmos esse conceito de cura de doença”.

 

Compuseram a mesa de abertura Ana Beatriz Vasconcellos (CGPAN), Elizabetta Recine (Abrasco), Márcia Motta (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/MS), Marília Leão (Conselho Nacional de Segurança Alimentar) e Claunara Schilling (Departamento de Atenção Básica/Secretaria de Atenção à Saúde/MS)

 

Em seguida, Flávio Valente, Secretário Geral da FIAN (FoodFirst Information & Action Network/Rede de Ação e Informação "Alimentação primeiro") deu início a conferência sobre as Perspectivas para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

 

Segundo ele, o Brasil é referência mundial no que se refere à Política de Alimentação e Nutrição e tem um papel fundamental nesse debate, “que está sendo reaberto no mundo após um período difícil”. Ao falar da recente crise, Valente ressaltou que ela não é nova, “o que houve de diferente agora foram as manifestações e quedas de governos”; para ele, a resposta à crise também foi equivocada com aprofundamento de um modelo que priorizou apenas o investimento para produção de mais alimentos. “Existe alimento para todos, só que são errados, para as pessoas erradas e produzidos de forma errada”, afirmou. Flávio Valente falou também do terrível impacto sobre o homem e os produtos decorrentes do atual modo de produção, “o modelo agrícola que exclui e não atende a todos ainda é responsável por 30% da emissão dos gases que aumentam o efeito estufa”. Ele ponderou que a fome e a desnutrição são doenças sociais. “Não podemos aceitar um modelo hegemônico que usa a fome”.

 

Para o Secretário Geral da FIAN, a inserção da Alimentação e Nutrição na área da saúde é fundamental e o mapeamento epidemiológico dos distúrbios nutricionais pode colaborar para análise de determinantes que vão orientar mudanças em políticas diversas externas ao setor de Alimentação e Nutrição. Figuram entre os desafios a consolidação da Alimentação e Nutrição dentro do SUS, o fortalecimento da intersetorialidade; o fortalecimento da Alimentação e Nutrição nos três níveis de atenção do SUS, dentre outros.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I