Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de novembro de 2010

 

 

As Relações Público-Privado nas ações e serviços de saúde

 

     Os Desafios das Relações Público-Privado nas ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema da quinta mesa realizada no Seminário Nacional de Atenção Primária em Saúde e sobre as Relações Público-Privado no SUS nesta quarta-feira (10). Compuseram a mesa a Conselheira Nacional  Graciara Mattos, que coordenou os trabalhos, os debatedores Pedro Siqueira e Carla Marques, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, respectivamente, além dos palestrantes Renilson Rehem, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e Lenir Santos, representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).


     Renilson Rehem falou sobre a participação do setor privado no SUS no financiamento (planos e seguros de saúde) e na prestação de serviços. Para Rehem, é preciso avaliar a situação de um mesmo prestador privado de serviços (pessoa física ou jurídica) que mantém relações com o setor privado financiador quanto com o setor público.


     Nas relações entre público e privado, Renilson destacou que a gestão pública se dá sobre o uso e não sobre a oferta de serviços do subsistema privado, além de decidir sobre a contratação e condições de prestação desses serviços. Na ocasião, também apontou a situação ainda comum nos dias de hoje em que muitos hospitais privados prestam serviços ao SUS sem contrato, o que torna a relação abstrata, sem a definição de direitos e obrigações. Outro desafio indicado por Renilson Rehem diz respeito à oferta de serviços, tanto público quanto do subsistema privado, não orientada pelas necessidades da população e que ainda necessita de regulação.

 

     De acordo com Lenir Santos, representante do Conasems, toda a discussão deve ser feita em função do direito à saúde. “O Sistema Único de Saúde é uma parte do direito à saúde, não apenas acesso aos serviços e sim uma garantia de qualidade de vida. Para Lenir, a saúde tem grandes desafios a serem vencidos e um deles é a relação entre o público e o privado. Desafios federativos e entre as entidades públicas também são alguns dos pontos que precisam ser resolvidos segundo a representante do Conasems.

 

     Lenir Santos também falou da necessidade de superação do convênio como forma de transferência de recursos. Além disso, defendeu que o repasse de verba seja pautado nas necessidades regionais e não em ações. “O SUS não é um convênio, tem competências dos três entes federativos”, afirmou.

 

     Em sua fala, Lenir destacou que as parcerias público-privadas na saúde foram necessárias para garantir a ampliação de serviços sociais e que hoje seria impensável gerir serviços públicos da área sem tais parcerias. “O cuidado que o Poder Público deve ter é o de não transformar o caráter complementar em substitutivo”, defendeu.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I