Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de junho de 2010

 

 

Dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio são
apresentados ao Pleno do CNS

 

 

img

     Dando continuidade à 210ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, o Gerente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo Pereira, apresentou ao Pleno os dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) da saúde, realizada em 2008.

 

     Em uma parceria que já dura 10 anos, entre IBGE e Ministério da Saúde, a edição de 2008 é a maior pesquisa já feita na área e possui três pontos de série – 1998 - 2003 - 2008 – sendo que a estrutura e o eixo central foram os mesmos, “o que permite a visualização do processo da área da saúde”, explica Cimar.

 

     Com abrangência nacional, a PNAD permite a consulta dos dados em nível de Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Regiões Metropolitanas. Regularmente a Pesquisa investiga temas como características domiciliares, características gerais dos moradores, educação, trabalho e rendimento, trabalho infantil, migração e fecundidade. Além disso, inclui temas suplementares que envolvem educação de jovens e adultos, segurança alimentar, programas de transferências de renda, tecnologia da informação, trabalho infantil, vitimização e justiça, saúde e outros.

 

     Segundo dados da Pesquisa, 27,5 milhões de domicílios (47,7%), estão cadastrados na Estratégia Saúde da Família, sendo que 61,9% desses possuem rendimento mensal domiciliar per capita inferior a 1 salário mínimo.

 

     No que se refere ao item “Acesso e utilização de serviços de saúde”, os números mostram que o percentual da população que procurou por serviços odontológicos aumentou de 33,1%, em 1998, para 40,4%, em 2008. É maior também o número de mulheres que realizou exame clínico de mamas e exame preventivo para câncer do colo de útero; em 2003, 79% das mulheres com 25 anos ou mais realizaram exame preventivo para câncer do colo de útero e em 2008 esse número foi para 84,5%.

 

     Os dados chamam atenção para a queda da fecundidade e aumento da longevidade brasileira, o que requer políticas específicas. Nesse sentido, a PNAD incluiu o item “Mobilidade física e fatores de risco e proteção da saúde da população”, referente à atividade física, tabagismo, acidente de trânsito e violência.

 

     Dois por cento, ou seja, 3,7 milhões de pessoas sofreram algum tipo de violência no período de referência dos 12 últimos meses. 73,2%, ou 87,3 milhões de pessoas, disseram usar cinto de segurança e 2,5%, ou 4,5 milhões tiveram envolvimento em acidente de trânsito no mesmo período.

 

     Com destaque internacional, o item referente a Tabagismo mostrou que em 2008, 24,6 milhões de pessoas acima de 15 anos declararam ser usuárias correntes de algum produto de tabaco, ou seja,  17,2% desta população; o percentual de homens fumantes é superior ao de mulheres (21,5% por 13,2%).

 

     Após intenso debate, o Pleno do CNS solicitou o estreitamento das relações com o IBGE e a apresentação de novas pesquisas. A Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio 2008 está disponível no site do IBGE para consulta e download.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I