Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 15 de janeiro de 2010

 

 

Anteprojeto de Lei Orgânica da Administração Pública é

apresentado aos Conselheiros

 

 

 

 

        Nesta quinta-feira (14), o Anteprojeto de Lei Orgânica da Administração Pública foi apresentado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) durante sua 205º Reunião Ordinária. O documento foi elaborado por uma comissão de juristas constituída pela Portaria n.º 426, de 6 de dezembro de 2007, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e poderá substituir o Decreto-Lei n.º 200/67 que regula a atuação da Administração Pública direta e indireta.

 

        Em sua fala durante na Reunião do CNS, a Gerente de Projetos da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Valéria Alpino Salgado, afirmou que a complexidade social e de mercado atual determina a necessidade de um Estado mais presente, por isso a importância de uma readequação do marco legal da Administração Pública. Valeria Salgado disse também que se trata de um olhar jurídico e qualificado sobre o tema e que agora a proposta começa a ser debatida em diversos lugares para, assim, construir a proposta de projeto do Governo Federal. “Temos que pensar o modelo como um todo, de forma genérica. O que se espera é que a revisão da Administração Pública possa se debruçar melhor nos controles legais para cada setor”, disse.

 

        De acordo com a Gerente de Projetos, alguns dos pontos do anteprojeto também são defendidos pelo CNS como, por exemplo, a regulamentação do art. 37, §8º da Constituição Federal, que trata da autonomia da Administração Pública. O Anteprojeto de Lei Orgânica estabelece princípios e ferramentas de planejamento, coordenação e controle para o bom funcionamento da administração pública que permitirão a descentralização e a participação da sociedade na gestão pública.

        Após um amplo debate, o Plenário do CNS definiu que cada Conselheiro irá levar o tema para ser discutido e aprofundado em suas entidades. O anteprojeto também será um dos temas do Planejamento do CNS em março de 2010.

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I