Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 17 de agosto de 2010

 

 

CNS realiza Seminário Nacional Profissões de Saúde: interdisciplinaridade e necessidades sociais do SUS

 

 

 

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH), juntamente com o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e a Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, promovem, entre os dias 18 e 19 de agosto, em Brasília, no Hotel Kubitschek Plaza, o Seminário Nacional Profissões de Saúde: interdisciplinaridade e necessidades sociais do SUS.

 

     O objetivo é que o Seminário contribua no melhor entendimento sobre as questões relativas à regulamentação profissional na área da saúde no Brasil. As transformações do mundo do trabalho e o impacto no setor saúde; o processo de educação na saúde; o perfil das profissões de saúde; aspectos jurisdicionais das profissões serão alguns temas abordados durante o Seminário.

 

     Constam da programação a conferência A Conformação das profissões e o trabalho em saúde, proferida pela Diretora do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Conselheira Nacional e Coordenadora da CIRH, Maria Helena Machado, e a mesa Regulamentação das Profissões da Saúde e o Papel do Estado e do Controle Social, que terá o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, entre os expositores. Também estão programas as mesas Trabalho em Saúde: Regulação, Interdisciplinariedade e Necessidades Sociais do SUS; Transformações do Mundo do Trabalho; Educação e Formação dos Profissionais de Saúde no Contexto de Mudanças.

     Contexto - A proposta de realização de um Seminário Nacional para discutir a regulação e a regulamentação das profissões de saúde no Brasil surgiu no momento em que vários Projetos de Lei, em tramitação no Congresso Nacional, propunham a criação de inúmeras profissões na área da saúde, sem que tenha havido qualquer discussão mais aprofundada sobre as reais necessidades dessas profissões para o SUS.

     Desta forma, o Conselho Nacional de Saúde considerou a importância de debater as questões ligadas à regulação de profissões de saúde e delegou à Comissão Intersetorial de Recursos Humanos a organização de Seminário Nacional com temas relevantes, visando compreender como se opera o processo de regulamentação dessas profissões no Brasil.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I