Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 19 de agosto de 2010

 

 

CNS realiza reunião com Secretária de Saúde do Distrito Federal

 

 

 

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou um encontro com a gestão de saúde do Distrito Federal para  solicitar uma estruturação do Conselho de Saúde e também tratar de questões relacionadas à área. A  reunião foi uma solicitação tanto do CNS, como da Secretária de Saúde, Fabíola de Aguiar Nunes.

 

     Após debater a situação da saúde do DF em três Reuniões Ordinárias, em 2009, o CNS tenta, mais uma vez, agora com uma nova gestão, intermediar estratégias que possam ajudar na organização dos serviços. Além do Presidente do CNS e da Secretária de Saúde, participaram da reunião uma equipe técnica da Secretaria e a Conselheira Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza.

 

     Temas como leitos de UTI, demandas judiciais e internações realizadas pelo setor privado,  pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)  foram destaques do encontro, que tinha como objetivo principal a estruturação do Conselho de Saúde e Conselhos Regionais do DF.

 

     Para a Secretária, o sistema público de saúde do Distrito Federal passa por uma “sangria” com as unidades sucateadas e sem condições de atendimento. As privatizações, longas filas no atendimento e o sistema de saúde em colapso por absoluta falta de condição de se sustentar é a realidade da saúde do DF hoje. “Tenho feito o que posso, o compromisso que tenho é com o SUS e vou  trabalhar fortalecendo as estruturas públicas de saúde que temos, em parceria com o Conselho de Saúde e Ministério Público do Distrito Federal, que hoje considero parceiros importantes na estruturação da rede” afirmou Fabiola. A Secretária pretende estruturar as unidades de saúde e também acompanhar de perto os contratos terceirizados que existem na rede.

 

     A saúde do Distrito Federal voltará a ser pautada no Conselho Nacional de Saúde, ocasião em que a Secretária pretende apresentar ao pleno a situação encontrada por ela na Secretaria de Saúde e o que está fazendo para mudar o quadro. A data será agendada de acordo com a pauta do CNS.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I