Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de maio de 2010

 

 

Indígenas se reúnem em Brasília para pedir agilidade na criação da SESAI

 

 

       Os mais de 60 índios de todas as regiões do Brasil que participaram nessa semana da reunião ampliada do Grupo de Trabalho (GT) Saúde Indígena, em Brasília, foram até o Congresso Nacional, na quarta-feira (19) para conversar com os parlamentares. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar deputados e senadores a respeito da importância de se aprovar a Medida Provisória 483, publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de março desse ano, que, entre outras ações, cria a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

 

          Para Edmílson Terena, Coordenador do Fórum de Presidentes do Conselho de Saúde Indígena (Condisi), a receptividade foi boa, e após alguns diálogos a esperança das lideranças aumentou. “Eles (parlamentares) mostraram interesse e pés no chão. Disseram que se a proposta for para melhorar realmente a saúde indígena, eles vão aprovar. Eles sabem que do jeito que vinha sendo tratada não podia mais’, destacou o indígena que vive em Cuiabá (MT).

 

          Durante a tarde eles aproveitaram para discutir a situação dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e o quadro atual. Ao fim do dia os índios receberam a visita da Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit, que se prontificou a ajudá-los na criação da SESAI e mostrou-se preocupada com a transição da saúde dos indígenas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para o Ministério. “Fico sensibilizada em escutar vocês relatarem a falta de atendimento que vem ocorrendo na saúde dos povos indígenas durante a transição. A atitude do Ministério sempre foi de apoio a vocês. Vamos colocar o decreto (criando a SESAI) na rua o quanto antes. Esse é o desejo do Ministro Temporão”, disse Bassit.

 

          A reunião visa juntar as informações dessas lideranças, dos trabalhadores e gestores do GT sobre a atual situação da atenção à saúde dos povos indígenas. A discussão visa à avaliação geral do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena atual.           

 

            GT O Grupo de Trabalho foi criado em 2009 para discutir a transição da saúde das comunidades indígenas do Brasil, sob coordenação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para a administração direta do Ministério da Saúde, através da criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). A medida é uma antiga reivindicação dos índios e tem apoio de várias lideranças.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I