Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de julho de 2010

 

 

No Dia Mundial do Combate a Hepatites Virais, Ministério anuncia ampliação da faixa etária para vacinação contra hepatite B

 

 

img

     Nessa quarta-feira (28), Dia Mundial do Combate a Hepatites Virais, o Ministério da Saúde apresentou uma série de medidas para reduzir as hepatites virais no País.

 

     Em 2011, o Ministério da Saúde vai ampliar em 163% o quantitativo de vacinas compradas para a hepatite B. A medida deve-se a inclusão da faixa etária dos 20 aos 24 anos para recebimento da vacina, que atualmente envolve a faixa de zero a 19 anos. Para 2012 está prevista a inclusão da faixa entre 25 e 29 anos.

 

     Para a redução da transmissão vertical do vírus da hepatite B, também será intensificada até 2011 a oferta de triagem sorológica a todas as gestantes que fazem o pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS) e todos os recém-nascidos de mães portadoras da doença receberão profilaxia – vacina e imunoglobulinas.

 

      Com o intuito de fortalecer a sociedade civil organizada em relação às hepatites virais, o Ministério, em parceria com a Unesco, também lançou um edital para a realização de ações de enfrentamento das hepatites. A medida visa melhorar a articulação do setor com os serviços do SUS, estimular o diagnóstico precoce e promover mobilizações comunitárias.

 

      O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, agora dirigido pelo infectologista, doutor em medicina tropical e membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde, Dirceu Greco, apresentou, ainda, um documento com os principais números das hepatites virais no país.

 

Tema foi pauta da Reunião do CNS no mês de maio

 

     Em 12 de maio, o Programa Nacional de Hepatites Virais foi tema da 209ª Reunião Ordinária do CNS, com a participação da então Diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Mariângela Batista Galvão Simão, e de Ricardo Gadelha de Abreu, Coordenador do Programa Nacional de Hepatites Virais, do Ministério da Saúde (MS).

 

     Na oportunidade, Mariângela Batista, ressaltou que um dos desafios em 2010 era conseguir a instituição do Dia Mundial do Combate a Hepatites Virais, conforme resolução apresentada pelo Brasil na Assembleia da Organização Mundial de Saúde (OMS), em maio de 2010.

 

Com informações do Ministério da Saúde

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I