Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de março de 2010

 

 

Presidente Lula assina MP que cria Secretaria de Saúde Indígena

 

 

 

 

         O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, assinou na quarta-feira (24), a Medida Provisória (MP) 483, transferindo a competência da saúde indígena para o Ministério da Saúde, por meio da nova Secretaria de Saúde Indígena.

 

        A MP é resultado de um trabalho iniciado em janeiro do ano passado, com a criação do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Indígena. Durante esse período, o GT visitou várias comunidades indígenas, Casas de Saúde Indígena (CASAI), Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), Pólos Base e realizou quatro seminários regionais ouvindo os anseios das comunidades indígenas e vendo de perto as condições em que as ações estão sendo desenvolvidas.


        Para o coordenador do GT Saúde Indígena e Secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), do Ministério da Saúde (MS), Antônio Alves de Souza, a MP veio coroar um esforço coletivo dos representantes do MS, da Funai e dos povos índígenas do País. “Era um pedido antigo dessas pessoas (indígenas). Viajei para regiões inóspitas e vi de perto a realidade desse povo. Muitos pólos-base de saúde estão com poucas condições de uso. É uma situação que precisa ser mudada”, diz Alves, que após a conclusão dos trabalhos encaminhou um relatório completo ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

 

        A fala de Alves ecoa entre os índios. Para a liderança indígena da região do alto Rio-Negro (AM) e membro do GT Indígena e Conselheiro Nacional de Saúde, Valdenir França, da etnia Baré, o esforço valeu a pena, mas é necessário atenção nesse início. “É uma coisa que estávamos esperando há muito tempo. Uma vitória de todos nós. Vínhamos reivindicando isso há muito tempo. Agora temos que ter consciência que o efeito não será imediato. É hora de nos superarmos mais uma vez”, concluiu.

 

        A Secretaria de Saúde Indígena irá compor a estrutura central do Ministério da Saúde, assumindo a responsabilidade por elaborar, propor e implementar as políticas  públicas de promoção e proteção da saúde indígena, atribuições até  então reservadas à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A Secretaria irá funcionar baseada em um novo modelo de gestão, após a publicação de decreto que definirá suas competências, estrutura de organização e execução descentralizada por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).  A previsão é de que o decreto seja publicado em até 90 dias, após o detalhamento da estruturação.

 

        De acordo com informações do Ministério da Saúde, até a conclusão deste trabalho, a Funasa continuará sendo a responsável pela execução das ações de atenção à saúde dos povos indígenas, sem qualquer interrupção dos trabalhos e que venha a prejudicar o atendimento, sob a supervisão e acompanhamento do Ministério.

 

        Memória – Logo após a assinatura da portaria 3034 e 3035, de 2009, criando o Grupo de Trabalho de Saúde Indígena, os membros do GT foram a campo ver de perto a situação nas aldeias. Nesse período, a equipe coordenada por Antônio Alves, foi até cidades como São Gabriel da Cachoeira (AM), Santarém (PA), Jacareacanga (PA), Raposa Serra do Sol (RR) entre outras e se espantou com o que viu.

 

        Além disso, quatro seminários foram realizados por três regiões do Brasil; em Campo Grande (MS), Manaus (AM), Belém (PA) e Recife (PE). Com a participação de cerca de 600 lideranças indígenas as reuniões serviram para o fortalecimento da participação popular e aumento do controle social no relatório final que foi encaminhado ao Ministro.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I