Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de junho de 2010

 

 

Começam os debates da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial

 

 

 

     O segundo dia da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial (IV CNSM-I), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, marcou o início dos debates sobre a saúde mental no país.  Nesta segunda-feira (28), os trabalhos começaram com a mesa do eixo I “Saúde Mental e Políticas de Estado: Pactuar Caminhos Intersetoriais” e teve a participação do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, do coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde e presidente da IV Conferência, Pedro Gabriel Delgado, da médica sanitarista e ex-secretária-executiva adjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arlete Sampaio, e coordenação de Paulo Michelon, representante da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila).

 

     Francisco Júnior iniciou sua fala destacando os artigos 2 e 3 da Lei 8080, que tratam do conceito de saúde e “que deveriam estar na raiz de quem trabalha nessa no país”. Para o presidente do CNS, no Brasil, saúde é tratar doença e ter um profissional médico e para o Conselho Nacional de Saúde “está mais do que na hora de mudar esse viés com investimentos na prevenção e promoção da saúde”. Júnior apontou o aumento do número de equipes da Saúde da Família, da Saúde Bucal, agentes comunitários e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), como exemplos de experiências avançadas para a prevenção de saúde hoje executadas pelo governo federal. Francisco Batista Júnior também reforçou a execução de ações intersetorias nas áreas da educação, moradia e saneamento básico e  que podem contribuir na melhoria da saúde.


    Financiamento insuficiente, manutenção do modelo curativista e hospitalocêntrico, privatização dos serviços e da gestão, precarização do trabalho e controle social fragilizado foram indicados pelo presidente do CNS alguns dos motivos da desassistência na saúde brasileira. Francisco Júnior defendeu o resgate do conceito legal da seguridade social, a regulamentação da emenda constitucional n.29, a carreira única do SUS e o serviço civil em saúde como algumas das formas de trazer melhorias para a área da saúde.

 

     O coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde e presidente da IV Conferência, Pedro Gabriel Delgado, lamentou a ausência do expositor Domingos Sávio, que não participou da mesa por problemas pessoais e que faria uma linha do tempo sobre a saúde mental no Brasil. Ao fazer uma crítica sobre o tema, Pedro Delgado, apontou a intersetorialidade como caminho e futuro a ser construído para a saúde mental. Na oportunidade, Delgado também reforçou a importância da compreensão de que uma Política de Saúde Mental e atendimento clínico andem juntos, “um deve nutrir o outro, em uma interação e diálogo permanente”.


    O modelo de atenção e autonomia também foram indicados por Pedro Delgado como caminhos para a saúde mental. “Não é possível pensar uma política que não leve em conta a prevenção da saúde e a promoção do bem estar”, afirmou. O presidente da IV Conferência defendeu, ainda, o funcionamento dos CAPS, em número de 1541 em todo país, articulados com as forças de solidariedade nos territórios como motores das ações psicosociais. “O futuro é a intersetorial, mas nós temos que fazer o dever de casa na área da saúde mental”, finalizou.

 

     Arlete Sampaio destacou a realização da IV CNSM – I e lembrou as mais de 60 conferências nacionais realizadas no governo do Presidente Lula. A médica sanitarista também indicou a intersetorialidade como caminho no enfretamento dos desafios para a assistência social de milhares famílias brasileiras. “Ações intersetoriais devem ser construídas no plano nacional e incentivadas e expandidas para estados e municípios”, disse. A IV Conferência de Saúde Mental e a I Conferência Mundial para o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, a ser realizada em dezembro deste ano, foram citadas por Arlete Sampaio como exemplos de ações intersetoriais do governo federal.  Posteriormente, foi aberto o debate para que o público presente pudesse se manifestar sobre o tema.

 

     Dando sequência ao evento, o Conselho Nacional de Saúde participou de diversas atividades entre paineis e grupos de trabalho. Em sua apresentação sobre a participação social, formulação de políticas e controle social, abordada no painel 3, o Conselheiro Nacional Alexandre Magno ressaltou a importância de fortalecer as entidades de classe e os usuários do SUS. Para o Conselheiro, a participação efetiva da sociedade é imprescindível para ampliar a discussão e fortificar as ações que visem o bem-estar dos usuários dos serviços, além de aperfeiçoar mecanismos, dispositivos e critérios (deveres e direitos) da participação social.

 

     Outra participação do CNS foi no painel “Desafios da Formação e Educação Permanente no SUS”, que contou com a coordenação da Conselheira Maria Goretti, e ainda o painel “Gestão do Trabalho em Saúde Mental”, com a exposição realizada pelo Conselheiro José Naum, que destacou as conseqüencias da crescente terceirização dos serviços de saúde, inclusive na gestão, e a luta do CNS contra essas iniciativas, “a terceirização gera a descontinuidade dos serviços, o que na saúde mental tem um impacto terrível”. Já durante a noite, os paineis “Financiamento”, “Populações específicas: indígenas e quilombolas” e “Orientação sexual e identidade de gênero” também contaram com a participação do CNS.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I