Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 1º de junho de 2010

 

 

CNS realiza oficinas no XXVI Congresso Nacional do Conasems

 

 

     O Conselho Nacional de Saúde realizou duas oficinas durante o XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, entre os dias 25 e 28 de maio, em Gramado, Rio Grande do Sul.

img

     A primeira delas, Diversidade de sujeitos e igualdade de direitos no SUS, foi realizada no dia 26 com a participação de vários Conselheiros Nacionais de Saúde, membros da Comissão Intersetorial de Saúde da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis do CNS, gestores e demais participantes que debateram as políticas de saúde das populações historicamente excluídas e discriminadas. Na oportunidade, os gestores puderam expor suas dificuldades para a implantação das políticas e os sucessos obtidos até então.

 

     Embora haja, ainda, grande dificuldade até mesmo para se pautar o debate acerca das políticas voltadas para a população excluída, o grupo considera que houve avanços e reivindicou que essa oficina seja pauta permanente dos próximos congressos do Conasems e dos Cosems, que sejam identificadas experiências bem sucedidas de aplicação das políticas nos municípios, dentre outros encaminhamentos.

     Já no dia 28, a oficina Participação social e políticas públicas – fortalecendo a gestão do SUS, preparada pela Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do Conselho Nacional de Saúde, contou com as palestras dos Conselheiros do CNS, Alexandre Magno, Ruth Bittencourt e Maria Natividade Santana sob a coordenação de Volmir Raimond e José Eri Medeiros, também Conselheiros. Carlos Ebeling, do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, fez o relato da experiência do seu Estado que optou por plenárias descentralizadas com o objetivo de aproximar os debates dos Conselhos Municipais.

 

     Ao final, a oficina aprovou uma Carta de Intenções para o Fortalecimento da Participação e Controle Social nas Políticas Públicas de Saúde que traz, dentre outros pontos, a proposta de que os gestores intensifiquem as atividades locais que promovam a participação e o controle social na saúde; o fortalecimento da participação nos Conselhos de Saúde e outros espaços de participação; a divulgação para a comunidade das informações sobre o direito de participação no SUS; o investimento de esforços na atenção básica de qualidade, prevenção de doenças, acesso, acolhimento e tratamento no tempo certo das pessoas nos serviços de saúde.

 

more Carta de Intenções da Oficina sobre o Fortalecimento da Participação e Controle Social nas Políticas Públicas de Saúde

 

more Carta dos participantes da Oficina “Diversidade dos Sujeitos e Igualdade dos Direitos Sociais no SUS” ao Presidente do Conasems

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I