Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de junho de 2011

 

Conselhos do DF recebem equipamentos para inclusão digital

 

 

img

        Aconteceu na manhã desta quinta-feira (01) no auditório do Hospital de Base de Brasília a entrega de 16 televisores LCD de 32 polegadas e 14 computadores destinados a 16 Conselhos de Saúde do Distrito Federal (DF). Os equipamentos fazem parte do Programa de Inclusão Digital (PID), uma ação do Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde.
           
        Entre os presentes na cerimônia de entrega dos equipamentos estavam o Secretário da SGEP, Odorico Monteiro, a Secretária Executiva do CNS, Rozangela Camapum, o Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves e o Secretário de Saúde do DF, Rafael de Aguiar Barbosa.

 

        Em sua fala Odorico Monteiro reafirmou a importância de se equipar os Conselhos de Saúde. Para ele, a inclusão tecnológica representa hoje um dos maiores desafios dos Sistemas Únicos de Saúde no mundo. “Estamos construindo as bases para que os Conselhos se incluam digitalmente para ter acesso, por exemplo, a plenária do CNS. É um mecanismo de inclusão de todos, precisamos criar ferramentas para que o processo de melhoria do SUS seja realizado democraticamente”, ressaltou.

 

        A Secretária Executiva do CNS, Rozangela Camapum disse que a inclusão digital dos Conselhos não se finaliza com a entrega dos equipamentos. A secretária avisou que cursos de informática serão realizados com os Conselheiros, além da Educação a Distância, uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), prevista para ser realizada em agosto. “Queremos que todos os Conselhos tenham uma estrutura mínima de inclusão digital para que o Controle Social seja efetivo”, afirmou.


img

        Também presente na cerimônia o Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves relembrou o começo do Programa e o quanto ele hoje tem possibilitado a inclusão dos Conselhos. “O objetivo é equipar todos os Conselhos de Saúde do país”, disse.

 

        Para o Secretário de Saúde do DF, Rafael de Aguiar, os equipamentos vão ajudar na reestruturação dos Conselhos de Saúde. Alguns deles, segundo o secretário, já contam com sedes próprias. “Temos que fortalecer nossos Conselhos para que atuem fortemente na discussão das políticas de saúde que visem à melhoria do Sistema”, disse.

 

        Ao final da cerimônia os representantes dos Conselhos do DF assinaram o termo de recebimento dos equipamentos que vão possibilitar, entre outros pontos, o acesso ao banco de dados da saúde, fazer videoconferências, receber capacitação à distância e qualificação por meio de cursos preparados pelo Canal Saúde/Fiocruz.

 

Saiba mais: O programa de Inclusão Digital (PID) foi criado em 2007. Desde sua implementação já foram entregues, 16.683 equipamentos - entre televisores, computadores, impressoras e estabilizadores - para 5.564 Conselhos Municipais de Saúde. A expectativa é que neste ano sejam disponibilizadas webcams para todos os Conselhos de Saúde e televisões para os 4.118 Conselhos não contemplados na primeira etapa.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I