Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de agosto de 2011

 

 

Semana da amamentação: mais amor, proteção e nutrição para o bebê

 

 

        O leito materno é rico em proteínas, carboidratos, lipídios que fornecem energia, vitaminas, ferro, entre outros componentes. Seus benefícios para a saúde do bebê vão desde a proteção contra infecções, como a diminuição do risco da criança contrair doenças posteriormente. Anualmente é celebrada a Semana Mundial de Amamentação para reforçar a importância da amamentação nos primeiros meses de vida dos bebês

 

        Ao lado de 150 países, o Brasil por meio do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria lançaram nessa segunda-feira (01) a Semana Nacional de Amamentação. O tema da campanha que segue até dia 07 de agosto é “Apoie a Mulher que Amamenta: Seja um amigo do Peito” e tem como madrinha a atriz Juliana Paes.


        A Organização Mundial da Saúde determina que 80% das crianças, menores de seis meses, tenham no aleitamento materno um alimento exclusivo. Segundo a conselheira do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Nelcy Ferreira, representante do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), para se chegar a essa meta é necessário melhorar a atenção à saúde da mulher.


         “Estudos desta década já demonstram resultados diferentes dos de décadas anteriores, mas ainda assim, o aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade da criança só é praticado por apenas 41% das mulheres. É preciso priorizar o aparato legal, a assistência ao pré, peri e pós natal, além de priorizar a atenção à saúde da mulher e da criança”, afirmou.


Agentes Multiplicadores


        Como parte das atividades da semana foi lançado o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê. A publicação é uma parceria do Ministério da Saúde e o Programa das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e traz informações importantes sobre os direitos da mãe à amamentação. O guia também servirá como um instrumento para a capacitação de agentes multiplicadores, que terão como função transmitir estes direitos as comunidades.


        Além do guia, o Brasil adota outras medidas para contribuir com a causa, entre elas está a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e a Rede Amamenta Brasil, que está presente em mais de mil unidades básicas de saúde do país. De acordo com a conselheira Nelcy, as políticas públicas de saúde voltadas para este tema contribuem para o avanço do acolhimento das mamães e seus filhos no sistema público de saúde.


        “São políticas importantes por preverem o incremento de leitos de maternidade, o que aumenta a capacidade física instalada e o acolhimento humanizado à mulher desde a confirmação da gravides até os dois anos de idade da criança”, ressaltou.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail:
cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I