Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de março de 2011

 

Videoconferência sobre o Combate à Dengue é acompanhadapor vários estados no Brasil

 

 

img

        Nesta quinta-feira, 3, às 10h, todos os Estados da Federação mantiveram-se conectados e para participar da Videoconferência "O CONTROLE SOCIAL NO COMBATE À DENGUE".

 

        Com intervenções importantes vindas de todos os rincões do Brasil, o evento foi considerado um verdadeiro sucesso pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Sgep), conforme avaliação de seu secretário Odorico Monteiro.

 

        Compuseram a mesa Júlia Maria Santos Roland, diretora do Departamento de Apoio à Gestão (Dagep), Jarbas Barbosa da Silva Júnior, secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Diego Victoria Mieja, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)/ Organização Mundial de Saúde (OMS), Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa (Sgep) e o conselheiro nacional de saúde Ronald Ferreira dos Santos, a quem coube a tarefa fazer contato online com os participantes.

 

        Na primeira etapa da atividade todos os componentes da mesa fizeram suas considerações sobre o tema da videoconferência. Diego Vitória, da OPAS, foi o primeiro e fez algumas recomendações. Segundo ele, evitar automedicação, reconhecer as larvas dos mosquitos e localizar os criadouros, bem como comunicar a localização principalmente se as áreas são de uso social, são passos fundamentais para prevenção ativa, permanente e organizada no combate à dengue.

 

        Para o conselheiro Ronald Ferreira, fortalecer os Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde é tarefa fundamental. Segundo ele, CMS e CES são grandes forças mobilizadoras para o combate à dengue, pois conseguem fazer reverberar todas as  informações de que a sociedade necessita.

 

        Jarbas Barbosa da Silva Júnior, Secretário de Vigilância em Saúde (SVS), foi categórico em sua intervenção. "Se não houver um combate contínuo e permanente, não sazonalmente apenas na época de Verão, não há como controlar a dengue". De acordo com Jarbas, é preciso trabalho articulado com vários setores. "O lixo deve ser recolhido de forma adequada e o armazenamento de água deve ser feito de maneira correta", alerta o secretário. Ressaltou que a produção dos criadouros está diretamente ligada aos hábitos da família. Em seguida, os participantes da videoconferência nas Gerências Regionais do Departamento de Informática do SUS (Datasus) e os internautas encaminharam dúvidas  sobre a dengue.

 

        Um pouco mais além, o secretário Jarbas apresentou os seguintes dados sobre uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde: 90% das pessoas sabem como evitar e apenas 50% reconhecem ter feito alguma ação para acabar com um criadouro. De acordo com secretário, esta é a constatação de que há, de fato, um descompasso entre o conhecimento e ações efetivas. Segundo Jarbas Barbosa, o combate à dengue perpassa pelo caminho da informação, da mobilização e da efetiva ação.

 

        Alexandre Padilha, ministro da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), elogiou a iniciativa da Sgep pela realização da Videoconferência e fez questão de registrar que é necessário intensificar o monitoramento epidemiológico. Segundo o ministro, "o momento de agir é esse". E conclamou a todos para continuar firme o combate à dengue .

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I