Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de setembro de 2011

 

Conferência de São Paulo termina com relatório de propostas para a etapa nacional

 

 

        Após dois dias de debates, a plenária final da VI Conferência Estadual de Saúde de São Paulo iniciou seus trabalhos na manhã desta sexta-feira (02) com a aprovação de 36 moções de apoio e 11 de repúdio. Ao término das moções os delegados votaram as propostas contidas nas sete diretrizes de âmbito nacional e as de que permanecem no estado.


        Para o Doutor Manuel Barros, coordenador-geral da Conferência mesmo com as dificuldades enfrentadas pela comissão organizadora para realizar o evento, o resultado é positivo e o relatório final da conferência que será encaminhado à etapa nacional reflete as mudanças que o estado espera para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Os delegados presentes representando as suas regiões vieram até a conferência com o intuito de colaborar e participar para a melhoria do SUS do Brasil. Agora estamos ansiosos para ir para Brasília levando as nossas propostas”, afirmou.  


        As propostas e diretrizes que seguem para a etapa nacional tratam entre outros pontos: reafirmar o SUS como uma política pública de direito na seguridade social, preservando seus princípios de universalidade, integralidade e equidade, com financiamento das três esferas de governo; avançar no processo organizativo dos conselhos de saúde e no fortalecimento do controle social e participação popular no SUS; e instituir políticas de regulação de recursos humanos em saúde e gestão do trabalho com desprecarização dos vínculos e educação permanente para os trabalhadores do SUS.


        As votações das propostas em plenária tiveram início de forma eletrônica, conforme ocorreu nos trabalhos de grupo, mas devido a problemas no sistema houve a necessidade de se voltar ao método tradicional, pelo levantamento de crachá dos delegados. Os casos que apresentaram dúvida o voto eletrônico foi novamente utilizado.


Relatoria

        Com o apoio de técnicos do Datasus, a conferência paulista utilizou nos trabalhos de grupo o SISCONFERÊNCIA, ferramenta desenvolvida pelo departamento de informática do SUS para o envio de relatórios, diretrizes e propostas. Para a coordenadora da comissão de relatoria de São Paulo, Marília Louvison, o sistema contribuiu de forma positiva na consolidação das propostas debatidas pelos delegados.


        “O sistema agilizou, trouxe transparência e conseguimos relacionar as propostas onde elas vão ser sintetizadas e suas novas redações, isso é fundamental. Hoje o relatório está terminado e tenho tudo em um sistema informatizado na internet que todo mundo pode ver, qualquer tipo de pendência podemos retornar ao sistema para ver o que foi aprovado nas salas. O Sistema precisa ainda de alguns ajustes, mas acredito que até a nacional isso vai ser resolvido”, disse.


Delegados

        Os representantes de São Paulo que seguem para a etapa nacional foram homologados no final da plenária final da conferencia, após a aprovação da Carta de São Paulo – um texto que valoriza todas as propostas do estado. A eleição dos 456 delegados foi realizada anteriormente da seguinte forma: parte dos delegados foram eleitos nas 17 etapas estaduais de abrangência regional e nas conferências municipais de São Paulo, Campinas e Guarulhos, juntamente com os indicados pelo segmento gestor/prestador.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I