Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 06 de julho de 2011

 

Pleno do CNS aprova as inserções das contribuições feitas no texto do PNS-PPA 2012/2015

 

 

img
Foto: Erasmo Salomão

        Conforme encaminhamento deliberado na última reunião do Pleno, a 222ª Reunião Ordinária, o Plano Nacional de Saúde (PNS) e o Plano Plurianual para 2012/2015 foram novamente apresentados, desta vez contendo as contribuições dos Conselheiros Nacionais no corpo do texto.


        A apresentação foi realizada por Airton Galiciano, da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) e a ele coube a tarefa de apresentar o plano com os acréscimos e as alterações solicitadas pelos Conselheiros.


        A proposta do PPA 2012/2015 foi elaborada a partir das diretrizes estratégicas da Presidência da República, orientadas para a inclusão social e redução das desigualdades regionais; crescimento com geração de trabalho, emprego e renda, ambientalmente sustentável e redutora das desigualdades regionais; e promoção e expansão da cidadania e fortalecimento da democracia. 


        O coordenador da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin), conselheiro Fernando Eliotério, destacou o momento de alegria e de satisfação da Comissão e do CNS em contribuir na construção coletiva da proposta do Plano Plurianual 2012/2015. Para Eliotério, este foi um trabalho de compromisso da Gestão com a Comissão e deve servir de exemplo para todos os Estados brasileiros. “Agora esperamos receber a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias para que o CNS/Cofin também possa fazer suas contribuições”, cobrou.


        Após a aprovação das inserções feitas no PNS/ PPA 2012/2015, a conselheira Jurema Werneck destacou a chance que o CNS teve para derrubar vários mitos. De acordo com Werneck, debater o PPA foi o maior deles. “É possível, sim, Gestão e Conselhos de Saúde dialogar em torno do PPA no sentido apontar para um horizonte de avanço na saúde e não de ninguém derrubar ninguém”, disse.


        Para Jurema Werneck, nesse processo de construção coletiva do PNS/PPA 2012/2015 outros mitos foram derrubados. O primeiro deles é que os representantes da área técnica de planejamento não conseguem se comunicar com pessoas não sejam da mesma área, “isso foi possível sim, e agora, nós sabemos como e o quê fazer daqui para frente”. Outro mito é que movimento social e entidade de usuários não têm qualificação para e planejar e pensar o horizonte da saúde para além do seu próprio umbigo. A Cofin teve a oportunidade para se debruçar sobre isso, o Ministério da Saúde também. “Somos técnicos e técnicas, não por formação, mas por vivência e compromisso político de tentar produzir qualidade”, afirma Jurema com a certeza do dever cumprido.


        Segundo Airton Galiciano, da SPO, “a vontade de realizar é do gestor, pois é ele quem manda fazer, a verdade é essa! Até porque se ele não manda fazer nada acontece! Daí a importância do gestor estar junto para que a caminhada fique mais fácil.” Galiciano afirma ter absoluta convicção de que houve sim, uma grande evolução nesse processo, por isso, na opinião de Airton, o documento apresentado hoje conseguiu retratar tão bem a realidade.


        O ministro Alexandre Padilha, presidente do Conselho Nacional de Saúde, lembrou que o processo que culminou na proposta hoje apresentada, teve seu início em fevereiro de 2011. E relata o quão difícil foi conseguir sintetizar uma proposta para saúde de todo Brasil em quinze objetivos estratégicos. Na opinião de Padilha para isso acontecer foi necessário muito consenso, harmonia e vontade política. Sobretudo, garante o presidente, direcionalidade e certeza de onde exatamente se quer chegar. Além disso, fez questão de registrar, houve uma grande colaboração de todos os órgãos do Ministério da Saúde.

 

        Ao fim, foi acordado com o Pleno do CNS, que a apresentação do Plano Nacional de Saúde será feita em agosto, na próxima Reunião Ordinária, para uma grande discussão e recebimento das contribuições dos Conselheiros Nacionais.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail:
cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I