Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 06 de outubro de 2011

 

Gestão no SUS é tema de debate no CNS

 

 

 

       O último ponto de pauta da 226ª Reunião Ordinária do CNS tratou sobre a Gestão Pública, sob a ótica da realização da 14ª Conferência Nacional de Saúde.


       Participaram da mesa para o debate, Odorico Monteiro, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Francisco Batista Júnior, representante dos trabalhadores, Pedro Tourinho de Siqueira, representante dos usuários e Maria do Socorro de Souza, da Mesa Diretora do CNS, coordenando os trabalhos.


       O secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Odorico Monteiro, abordou o tema sob ótica da política, para ele o planejamento integrado, de forma regional, com metas pactuadas entre gestores, a divulgação da relação de ações, serviços e medicamentos essenciais oferecidos no território para atender à integralidade da atenção à saúde e o financiamento global de forma tripartite, são alguns dos compromissos do governo na consolidação do Sistema Único de Saúde.


       Sobre a Relação Interfederativa do SUS, Odorico Monteiro destaca que a concretização deste processo deverá passar, essencialmente, por mudança de paradigmas, no sentido de enfatizar o aprimoramento da gestão do sistema. “Afinal, buscamos uma gestão pública participativa, democrática e com foco em resultados”, ressalta.


       Para ele é fundamental que o processo de discussão permita a definição de políticas prioritárias para garantir o acesso com qualidade em tempo adequado no serviço público de saúde. “A Conferência tem o desafio também de trazer a saúde para o centro da agenda de desenvolvimento nacional, para fortalecer os compromissos da Presidenta Dilma de erradicar a miséria, consolidar e fortalecer o SUS”.


       Francisco Batista Júnior apresentou ao Pleno do CNS uma contextualização do tema, lembrou da conquista histórica que significa o Sistema Único de Saúde (SUS) no país, mas ressaltou “que se deve ter muito claro as enormes dificuldades que significam a sua implementação dada a história de tratamento do estado com relações de fisiologismo, patrimonialismo, loteamento e privatização por grupos e corporações organizadas, como também de um modelo de atenção equivocado”.


       E como voz do dos usuários, Pedro Tourinho de Siqueira, trouxe para o debate a certeza de que “a 14ª CNS tem como objetivo fundamental a reflexão dos cidadãos brasileiros sobre a Saúde como um direito humano e social”. No Brasil, de acordo com o conselheiro nacional de saúde, esse direito se concretiza no SUS, política pública universal pertencente ao povo e que precisa ser legitimada a cada dia como patrimônio do povo brasileiro. 


       E destacou dois pontos fundamentais para pauta da 14ª CNS. Primeiro ponto é o “estimulo à cultura de cooperação”, onde ainda não existe. Segundo, “democratizar a gestão nas unidades de saúde”. Na avaliação de Pedro Tourinho, os participantes da 14ª CNS terão a possibilidade de debater e apontar alternativas inovadoras que garantam a consolidação e fortalecimento do SUS.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I