Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 06 de setembro de 2011


 

8ª Conferência de Saúde do DF encerra com definição de delegados e propostas para a etapa nacional

 

 

 

        A Plenária Final da 8ª Conferência de Saúde do Distrito Federal iniciou suas atividades às 18h30, da última sexta-feira (02) com a votação das 35 propostas consolidadas que serão encaminhadas à 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro.


        Durante dois dias 372 delegados indicados pelas regionais de saúde participaram de grupos de trabalho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foram estas discussões que resultaram nas sete diretrizes e 35 propostas de mudança na qualidade das ações e dos serviços de saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS).


        Para aprovação do plenário da 8ª Conferência de Saúde do DF, também foram apresentadas as 21 moções elaboradas durante os trabalhos, sendo 8 de reivindicação, 6 de defesa, 4 de repúdio e 3 de aprovação.


Eleição de delegados


        Passava das 23h quando os delegados do segmento de usuários definiram a forma de eleger os 30 representantes deste segmento. Trabalhadores, gestores e prestadores de serviço já haviam realizado suas eleições e apresentava ao plenário seus respectivos eleitos. Na madrugada do sábado, 3, após muita contagem e discussão, foram apresentados os 60 delegados eleitos que vão representar o DF na etapa nacional.


        Roberto Bittencourt, coordenador geral da 8ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, avaliou positivamente a realização da conferência. Para ele, os três dias de trabalhos cumpriram o objetivo de discutir, debater e formular com gestores, trabalhadores e usuários do serviço público, políticas públicas de saúde que visam consolidar o SUS.


        Em seu discurso final, Rafael de Aguiar Barbosa, secretário de Saúde do Distrito Federal, afirmou que as discussões realizadas na 8ª Conferência de Saúde do Distrito Federal fortaleceu e consolidou os princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde.


        “Esta Conferência é um marco importante para a saúde do DF. Tenho certeza de que tudo que foi discutido aqui servirá como referência na construção de um novo futuro para a saúde no DF e também no Brasil”, finalizou o secretário.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I