Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 07 de junho de 2011

 

Cofin realiza seminário para debater recursos destinados à saúde




        

img

        Começou na manhã desta terça-feira (07) o Seminário Nacional de Orçamento e Financiamento realizado pela Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Na abertura do evento, o coordenador da Cofin, Fernando Luiz Eliotério, disse que um dos principais objetivos do encontro é somar os debates que nasceram nos seminários regionais e colocar os principais desafios no encontro nacional. “Já avançamos muito no Controle Social, mas temos que avançar ainda mais e a questão do orçamento e financiamento é um tema muito importante, pois nada acontece na saúde sem eles”, afirmou.

 

        A abertura dos trabalhos foi marcada pela mesa que trouxe a Análise de Conjuntura do Financiamento da Saúde e Reforma Tributária. Representando o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Viviane Rocha disse que o financiamento tem se constituído um dos fatores impeditivos de garantia da universalidade e da integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, é necessário aumentar o gasto com saúde no Brasil, que hoje destina 8,2% do Produto Interno Bruto (PIB) para está área. “A luta política por mais recursos públicos para a saúde deve centrar-se na repolitização do SUS, é urgente e está posta no Pacto pela Saúde”, disse.

 

        Gilson Carvalho, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), apontou que hoje os municípios destinam mais do que os 15% obrigatórios do seu orçamento para a saúde. Para Carvalho é preciso que a Emenda Constitucional (EC) 29/2000 seja aprovada com urgência para regulamentar a parcela de investimentos da União, dos Estados e dos Municípios. “Precisamos de equidade na distribuição de recursos”, confirmou.

 

        Representando a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Denílson Magalhães falou da necessidade dos estados garantirem

img

também o suporte financeiro para que os programas de saúde adotados pelos municípios possam funcionar. “Temos que garantir um financiamento tripartite para os programas de saúde”, solicitou.

 

        Finalizando a primeira mesa do Seminário, Luiz Carlos Bolzan, representando o Ministério da Saúde e o presidente do CNS, Alexandre Padilha, disse que é preciso mudar a lógica de financiamento do SUS. Para ele o recurso público investido na saúde deve gerar resultado. “O SUS tem que ser entendido como uma política estruturante, que garanta, entre outros pontos, o acesso da população, a geração de emprego, e acesso a tecnologia”, reiterou.

 

        O Seminário Nacional de Orçamento e Financiamento da Cofin acontece no Auditório Ministro Pereira Lima, localizado no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I