Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de maio de 2011




Alto índice de mortes causadas por acidente de trânsito é tema na 221ª Reunião do Conselho

 

 

         Na manhã desta quarta-feira (11) iniciou em Brasília, a 221ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Responsável por apresentar o Balanço do mês na Saúde, o Conselheiro Odorico Monteiro de Andrade e Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde apresentou dados preocupantes em relação ao alto índice de mortes causadas por acidentes de trânsito no Brasil.

 

         Segundo Odorico Monteiro, na atualidade os acidentes de trânsito representam a terceira causa de mortes entre a população brasileira. No mundo o Brasil ocupa o quinto lugar com maior incidência de acidentes envolvendo motoristas e pedestres ficando atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

 

         Entre os que mais sofrem com os acidentes de trânsito estão os motociclistas. Para Odorico é necessário que essa questão tenha uma atenção redobrada do governo. Ele acredita que uma medida eficaz seria reduzir a velocidade média permitida atualmente. "Temos que controlar a velocidade média do transito. A velocidade de 60 km é alta ainda, temos que pensar em 50 km, porque o índice de acidentes e de atropelamentos é muito alto", alertou Odorico.

 

         Quanto aos custos, Odorico disse que foram gastos no último mês mais de R$ 11 milhões em internações no serviço público de saúde, sendo que 18% foram devido a causas externas, como acidentes de trânsito.

 

         Para tentar reverter esse quadro alarmante, o secretário disse que o Ministério vai seguir realizando suas ações, entre elas campanhas educativas de trânsito. Informou ainda que o presidente do Conselho e ministro da Saúde, Alexandre Padilha se encontrava em reunião com ministro das Cidades, Mário Negromonte com o objetivo de assinar protocolos de cooperação para atingir a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de reduzir até 2020, 50% o número de acidentes de trânsito no Brasil.

 

         Rede de Urgência e Emergência - Em seguimento à apresentação do Balanço, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, apresentou ao Pleno da 221ª Reunião do CNS, o projeto de Implementação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências.

 

         Segundo o secretário vão compor a Rede de Atenção: a promoção e prevenção, atenção primária: unidades básicas de saúde, UPA e outros serviços com funcionamento 24h, enfermarias de retaguardas e unidades de cuidados intensivos, Samu 192, inovações tecnológicas e atenção domiciliar.

 

         Após detalhar os pontos base da Rede, Helvécio comunicou ao Pleno que a implementação desse programa vai contar com financiamento federal, estadual e municipal. Para ele, é importante fortalecer essa Rede tendo em vista os grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar em 2014 com a Copa do Mundo, e 2016 com os Jogos Olímpicos, já que haverá uma alta aglomeração de pessoas.

 

         Helvécio relatou ainda, que o debate dessa Rede deve ser reforçado não só na esfera ministerial, mas com toda a sociedade e solicitou as contribuições do CNS. "A nossa proposta é que tenha uma avaliação pública, porque esse é um ponto critico do Sistema Único de Saúde (SUS) e todos nós temos que ter muito cuidado com ele", afirmou Helvécio Miranda.

 

         Ao término da apresentação, o Pleno do Conselho decidiu incluir o tema Rede de Urgência e Emergência para próxima Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: http://www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I