Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de agosto de 2011

 

Propostas da sociedade civil para o II Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas podem ser enviadas até setembro

 

        A população está convidada a participar da elaboração do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O processo participativo, instituído pelo Ministério da Justiça (MJ) em agosto, conta com vários instrumentos para envio de propostas pela sociedade: consulta pública virtual e plenárias livres. O objetivo é promover maior engajamento social acerca do tema e garantir análises e reflexões que poderão ajudar a compor o plano. O Conselho Nacional de Saúde apóia a iniciativa.

 

        Os interessados têm até o dia 15 de setembro para enviar suas contribuições por meio eletrônico (consultatrafico@mj.gov.br). Já os grupos de discussões que decidirem se organizar em plenárias livres terão até o dia 29 de setembro. Após a realização de reunião aberta, o grupo terá até sete dias após o encontro para enviar relatório para o Ministério da Justiça. As propostas serão analisadas em ambos os casos pelo Grupo de Trabalho Interministerial – (GTI), composto por vários órgãos do governo federal e coordenado pela Secretaria Nacional de Justiça do MJ.

 

        O Tráfico de Pessoas é geralmente atrelado a outros crimes como exploração sexual, comércio de órgãos, adoção ilegal e pornografia infantil. O enfrentamento se dá a partir de ações interdependentes de prevenção e repressão, assim como, de responsabilização de seus autores e de atendimento às vítimas.

 

        O Brasil conta atualmente com a Política Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas. Em 2008, as autoridades brasileiras elaboraram o I Plano Nacional, que reunia uma série de políticas públicas a serem implementadas por vários ministérios para enfrentamento sistemático do problema.

 

        Para melhorar a efetividade dessas ações e ampliar o enfrentamento do crime no país, o Ministério da Justiça deu início em 2011 ao processo participativo de atores governamentais e não governamentais para a construção do II Plano Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas. O Guia de Participação, para elaboração do Plano, está disponível no site do Ministério da Justiça: www.mj.gov.br/traficodepessoas. Acesse já e contribua!

 

Para mais informações escreva para: consultatrafico@mj.gov.br

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I