Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de janeiro de 2011

 

Apresentado o novo mapa de risco da Dengue

 

 

img
Foto: Luís Oliveira/MS

        O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta terça-feira (11), às 14h, no Auditório Emílio Ribas, da coletiva sobre dengue. Na pauta, ações preventivas de combate à dengue e a apresentação do novo mapa de risco da doença no Brasil.


        O novo mapa apresenta 16 estados, dois a mais que o mapa apresentado em setembro de 2010. Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados com alto risco de enfrentar epidemia de dengue neste começo de ano. Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão com risco alto para a dengue e também precisam reforçar as ações de prevenção e combate à doença.


        O estudo também demonstrou que nas Regiões Norte e Nordeste o foco da Dengue se dá no armazenamento de água potável, nas Regiões Sudeste e Sul, os vasos de plantas são os nascedouros do Aedes aegypti, já na Região Centro Oeste, o problema se dá no lixo. 


        Durante a coletiva, Padilha reforçou a importância da abordagem Intersetorial no combate à Dengue, principalmente no verão, objetivando a diminuição do número de casos e de possíveis óbitos.  O ministro ainda lembrou a responsabilidade nas atividades previstas no PAC II, relacionados ao acesso de água tratada e saneamento em cidades com menos de 50 mil habitantes.


        Entre as ações que serão ser implementadas para combater a incidência da doença típica do Verão brasileiro estão a divulgação do Dia Nacional do Combate à Dengue e do Protocolo de Atendimento à Dengue. De acordo com Padilha, a Dengue e a Aids são as doenças que mais desafiam o trabalho da Comunicação. A Dengue, para o ministro possui um agravante, que pode complicar significativamente seu combate, ela é sazonal, e sua intensificação só ocorre no Verão, no restante do ano a população acaba se esquecendo de dar continuidade na parte preventiva.


        Ainda pela manhã, Padilha e representantes de outros 12 ministérios e órgãos do governo federal se reuniram com a presidenta Dilma Rousseff para articular a formulação de ações integradas capazes de prevenir e controlar a doença, bem como garantir atendimento de qualidade, em tempo adequado, para a população acometida pela dengue.A coletiva do Ministro Padilha foi transmitida em tempo real pela Web Rádio Saúde.


        Na última sexta-feira (7), o Ministro iniciou, no Rio de Janeiro, as atividades de mobilização para o enfrentamento da dengue, retomando a chamada “Caravana da Dengue”. Entre janeiro e fevereiro, Padilha deve visitar sete estados (Amazonas, Acre, Espírito Santo, Ceará, Tocantins, Goiás e Pará) para sensibilizar contra a doença gestores de saúde e de outras áreas, como educação, saneamento básico, abastecimento de água e limpeza pública, além da população.


        Novos Secretários - Na oportunidade, o Ministro Padilha apresentou seus secretários: Márcia Amaral, Secretária Executiva; Helvécio Magalhães, Secretário de Atenção à Saude (SAS);Jarbas Barbosa, Secretário de Vigilância em Saúde (SVS); Odorico Monteiro, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP); Antônio Alves de Souza, Secretário Especial de Saúde Indígena (Sesai); Carlos Gadelha,  Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) e Milton Arruda, Secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES).

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I