Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 15 de agosto de 2011

 

Gestão do SUS e recursos para saúde do trabalhador são temas de moções e recomendações do CNS

 

 

        No último dia da 224ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), quinta-feira (11), foram aprovadas recomendações e moções que tratam da gestão no Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo e do aumento de recursos para a área da saúde do trabalhador.


        A Recomendação n.º 8, de 11 de agosto de 2011, por exemplo, sugere ao Ministério Público Federal, ao Poder Judiciário e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ações no sentido de garantir um SUS 100% público na gestão e na prestação de serviços.  A recomendação traz o posicionamento contrário do CNS à Lei Complementar n.º 1131/2010, Decreto nº 57.108/2011 e da Resolução 148/2011, do governo do Estado de São Paulo. Tais atos normativos estaduais permitem que sejam direcionados 25% dos leitos e outros serviços hospitalares do SUS para os planos e seguros de saúde privados em São Paulo.


        Sobre o mesmo tema, os conselheiros nacionais de saúde, por meio das Moções n.º 9 e 10, de 11 de agosto de 11, também manifestaram apoio total na defesa intransigente que o Ministério Público do Estado de São Paulo e os Conselheiros Estaduais de Saúde têm feito pelo SUS. O CNS destacou ação civil pública movida pelo Ministério Público de São Paulo, com pedido de liminar que impede o governo estadual de celebrar contratos de gestão, alterações e aditamentos entre organizações sociais e planos de saúde, em atenção à representação de diversas entidades, dentre elas  Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP) e o Conselho Estadual de Saúde de São Paulo. 


        O CNS também deliberou uma resolução sobre o tema, que será divulgada no endereço eletrônico do colegiado após homologação e publicação no Diário Oficial, e pela realização do debate sobre a Lei Complementar n.º 1131/2010, de São Paulo, na reunião de setembro.


        Durante a 224ª Reunião Ordinária foi aprovada, ainda, a Recomendação n.º 9, de 11 de agosto de 2011, direcionada ao Ministério da Saúde. O CNS recomendou a ampliação dos R$ 5,5 milhões de 2011 para R$ 11 milhões da verba destinada à área de saúde do trabalhador no Orçamento a ser proposto ao Congresso Nacional para o ano de 2012, tendo em vista a quantidade de mortes e invalidez permanente decorrentes de acidentes de trabalho, o pouco grau de conhecimento disponível sobre as causas de morte e invalidez relacionadas ao trabalho, entre outros.


        Os textos na íntegra das recomendações e moções aprovadas pelo CNS estão disponíveis no item Atos Normativos do endereço eletrônico www.conselho.saude.gov.br

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I