Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de março de 2011


CNS aprova resoluções sobre dengue e financiamento

 

 

           Uma nova dinâmica de debates no Conselho Nacional de Saúde. Foi com esse propósito que, nesta quinta-feira (17), a 219ª Reunião Ordinária do CNS iniciou. De acordo com o presidente do CNS e ministro da saúde, Alexandre Padilha, a proposta da Mesa Diretora foi trazer no balanço do mês temas para estimular as discussões. Após os debates, duas resoluções, uma sobre a dengue e outra que trata do financiamento da saúde, foram aprovadas pelo colegiado.

 

           Para o CNS, as ações intersetoriais de saneamento, a ocupação ordenada do espaço urbano e rural, a adequação do acondicionamento, coleta e destino do lixo, a mudança de atitude da população e a manutenção e articulação das ações intersetoriais de controle dos vetores  são essenciais no controle da dengue no Brasil e devem ser tratadas com prioridade no Plano Nacional de Saúde e no Plano Plurianual 2012/2015.

 

           Com relação ao financiamento, o Conselho pretende convidar e mobilizar todas as forças políticas que compõe a sociedade brasileira para encontrar alternativas para, entre outros, promover um financiamento estável, suficiente e o fim da ineficiência dos investimentos em saúde, além de articular a regulamentação da EC nº 29/00 e a aprovação da Lei de Responsabilidade Sanitária.

 

           A dengue e o financiamento da saúde foram os assuntos discutidos pelos conselheiros nacionais de saúde durante a Reunião do CNS. Jurandi Frutuoso, conselheiro nacional e membro da Mesa Diretora, informou que foram registrados mais de 130 mil casos de dengue no país, sendo aproximadamente 63% de incidência nos Estados do Acre, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas e Paraná. Frutuoso chamou a atenção dos conselheiros sobre a investigação de óbitos por dengue, um dado que demonstra a organização da assistência aos pacientes. Outro ponto importante para Jurandi Frutuoso é a implementação de outras políticas públicas, além da saúde, no controle da infestação pelo Aedes aegypti como, por exemplo, a regularidade no abastecimento e a universalização do acesso à rede de água.

 

           Com relação ao financiamento, Jurandi ponderou sobre a distribuição do gasto público na saúde entre União, estados e municípios, com a tendência de redução da participação do governo federal. Segundo dados apresentados, entre 1980 e 1990 a União era responsável por mais de 70% do gasto público com saúde. Em 2000 estava em torno de 58,6% e em 2008 essa participação caiu para 43,5%. Para Jurandi Frutuoso é preciso que todos se mobilizem em prol da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29/2000, em tramitação no Congresso Nacional, que estabelece regras para a participação mínima anual das três esferas de governo no financiamento do SUS.

 

           Balanço - Na oportunidade, Alexandre Padilha também fez um balanço das ações no mês de março no Ministério da Saúde. O Programa Saúde Não Tem Preço, a campanha DST/Aids e Hepatites Virais no carnaval, com foco nas mulheres jovens, e o teste rápido da Aids foram alguns dos assuntos apresentados pelo Ministro.

 

           Segundo Padilha, a distribuição gratuita de remédios contra a hipertensão aumentou 61% e, para o tratamento de diabetes, subiu 50%. Outro tema de destaque de acordo com o Ministro foram as ações que buscam dar uma prioridade maior à saúde da mulher. Padilha informou que serão anunciadas importantes iniciativas, pela presidenta Dilma Rousseff, de programas para reforçar a prevenção e o tratamento do câncer de colo de útero e de mama e a instalação da Rede Cegonha, de atenção especializada à gestante e à criança.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: http://www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I