Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
FSMS

Brasília, 19 de setembro de 2011




CNS reafirma apoio à regulamentação da EC 29

 

 

          

       O Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) reafirmou posição favorável frente à regulamentação da Emenda Constitucional 29 durante a 225ª ReuniãoOrdinária, realizada nos dias 14 e 15 de setembro. A posição do colegiado se dá sob os seguintes aspectos:

 


● que seja regulamentada a Emenda Constitucional nº. 29 – EC 29 de acordo com os princípios e as diretrizes do SUS e de acordo com a Resolução nº. 322/2003 do CNS;

● que seja aprovada pelo Congresso Nacional a Contribuição Social da Saúde – CSS, proposta pela Câmara dos Deputados, destinada exclusivamente ao financiamento das ações e dos serviços públicos de saúde sob o controle e a fiscalização dos conselhos de saúde;

● promover um financiamento estável e suficiente para a saúde.

● que os recursos que compõem o orçamento para financiar as ações e os serviços públicos de saúde não sejam contingenciados;

● que a Lei de Responsabilidade Fiscal seja revisada considerando o seu impacto na gestão das políticas públicas de saúde tendo em vista que as políticas de saúde para serem implementadas necessitam essencialmente de recursos humanos;

● que seja debatido e aprovado, em regime de urgência, o Projeto Lei de Responsabilidade Sanitária em tramitação no Congresso Nacional.

 

Primavera da Saúde


       Militantes do Sistema Único de Saúde (SUS) prometem “abraçar” o Palácio do Planalto em um ato público no próximo dia 27 de setembro. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) integra a iniciativa, de acordo com deliberação do Pleno durante a última Reunião Ordinária realizada em setembro.


       Na ocasião, movimentos e entidades vão entregar flores à presidenta Dilma Rousseff, além de pedir seu apoio para a aprovação da Emenda Cosntitucional 29. A ação faz parte da Primavera da Saúde, que surgiu após a realização de ato público no Congresso Nacional em favor da regulamentação da EC 29 no final de agosto. O objetivo da iniciativa é de mobilizar a sociedade brasileira sobre a importância de mais recursos para o SUS.


       Estão previstas ainda outras atividades da Primavera da Saúde por todo o Brasil, entre elas, atos públicos durante as Conferências Estaduais de Saúde para sensibilizar os governadores. Para mais informações: www.primaveradasaude.net.br ou primaveradasaude@gmail.com

 

Duas décadas de SUS

 

       O Sistema Único de Saúde completa hoje 21 anos de existência. A data se refere à regulamentação da lei nº. 8080 de 19 de setembro de 1990, que determina objetivos, diretrizes e organiza uma das políticas públicas brasileiras mais inclusivas desde a promulgação da Constituição Federal de 1988.

 

       O Sistema surgiu a partir da reforma do serviço de saúde no país, organizada por um movimento da sociedade civil formado por profissionais do setor, acadêmicos, associações de moradores e outras organizações. O chamado “Movimento Sanitarista” surgiu na década de 70 motivado pelos ares da redemocratização e ganhou força a partir do apoio da população e de políticos progressistas.

 

       Durante o período da Assembléia Constituinte (1987-88), o movimento social pressionou e ajudou a conduzir a Reforma Sanitária Brasileira, essencial para mudanças significativas na descentralização da administração da saúde pública, no que diz respeito à atuação dos três níveis de governo. As primeiras mudanças vieram a partir da Constituição Federal (CF) de 1988, que previa a saúde como um direito do cidadão e dever do Estado.


       As mudanças permitiram a criação do SUS, que se baseia nos princípios da universalidade; integralidade e equidade de assistência à saúde; e descentralização político-administrativa em cada esfera de governo.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: http://www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I