Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de setembro de 2011


 

Etapa estadual movimenta capitais do país

 

 

 

        As propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) seguem se consolidando durante a etapa estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde em todo o país. O Conselho Estadual da Bahia realizou a 8ª Conferência Estadual de Saúde, entre os dias 12 e 15 de setembro, em Salvador, e contou com a participação de 2500 pessoas entre delegados, convidados e organizadores.


        De acordo com Elizabeth Lima, secretária-executiva do conselho, o estado adotou o Sistema de Apoio à Conferência (Sisconferencia), ferramenta desenvolvida pelo departamento de informática do SUS (DataSUS) para o envio de relatórios, diretrizes e propostas. Segundo a secretária o sistema contribuiu para facilitar o trabalho tantos nos grupos de discussões como para consolidar as 7 diretrizes nacionais e as 35 propostas aprovadas na plenária final.


        “Não tivemos problema com a metodologia adotada. Contamos também com debates muito ricos e as propostas que vão para a Nacional estão boas e representam exatamente o que o estado espera para o SUS”, afirmou.


        A 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia elegeu 176 delegados que participarão da etapa nacional. Com essa Conferência já são 1072 representantes eleitos nas cinco conferências realizadas (MG, DF, SP, RS e BA). Nesta semana acontecem as conferências estaduais do Ceará e Goiás. Saiba mais!


Ceará prepara 6ª Conferência


        Começa no próximo dia 21 de setembro, quarta-feira, a 6ª Conferência Estadual de Saúde. Com um público estimado de 1.496 delegados dos 184 municípios cearenses, a conferência vai até o dia 23, e será realizada na Fábrica de Negócios, Avenida Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema. Um dia antes da abertura, no dia 20, acontecerá, a caminhada “Consolidando o Controle Social em Defesa do SUS”, com concentração às 15 horas, na Praça da Bandeira, e ato público em defesa do SUS, às 18 horas, na Praça do Ferreira.


Homenagem - Durante a abertura oficial da 6ª Conferência, dia 21 de setembro, às 8h30min, haverá a entrega da Comenda Chico Passeata de Mobilização Social a 12 personalidades. A finalidade da homenagem é conceder um título honorífico a personalidades com destaque no processo de mobilização social com interferência positiva nos determinantes sociais de saúde, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e saúde do povo cearense.


        O último dia da Conferência será dedicado à plenária final para aprovação de propostas e à eleição dos 120 delegados que representarão o Ceará na etapa nacional.

 

Com informações do Conselho Estadual de Saúde do Ceará

Veja a programação


Goiás realiza 7ª Conferência


        Entre os dias 21 e 23 de setembro será realizada a VII Conferência Estadual de Saúde do Goiás. De acordo com informações do Conselho, a Conferência tem por objetivo, discutir as políticas públicas de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade.


        Segundo a Presidente do Conselho goiano, Cláudia Cruvinel, as principais políticas que estão em vigor no estado, foram fomentadas e construídas, a partir de debates e discussões realizadas nas últimas conferências municipais. “Temos uma oportunidade única, pois estarão reunidos todos os segmentos de saúde pública. Até o momento, já foram inscritos uma média de mil delegados”, disse.


        Na programação da VII Conferência Estadual de Saúde do Goiás está previsto a realização de mesas que vão tratar de temas como: Políticas de Saúde na Seguridade Social: o SUS legal e o SUS real; Participação da comunidade e Controle Social nas decisões e consolidação do SUS; A Gestão do SUS e; Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS. Confira programação completa da Conferência do Goiás.


Com informações do Conselho Estadual de Saúde do Goiás

Veja a programação

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I