Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 24 de agosto de 2011


Movimentos se reúnem em defesa da regulamentação da Emenda 29 na capital federal

 

 

 

img

          Em meio a gritos de ordem, representantes de várias entidades e movimentos sociais realizaram um ato público em favor da regulamentação da Emenda Constitucional 29 na manhã desta quarta-feira (24) na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Parlamentares da Frente Parlamentar da Saúde da Casa também participaram da manifestação.

 

           O ato foi motivado pela entrada da EC 29 na pauta de debates da Comissão de Seguridade Social e Família, que foi interrompida e transferida para o Salão Branco devido ao grande número de pessoas. As discussões foram retomadas no final da manhã com a promessa de uma reunião entre algumas entidades e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), proposta pelo deputado federal, Darcísio Perondi (PMDB-RS). Durante discurso, Perondi frisou ainda a possibilidade de obstrução da pauta de votações do Plenário pelo PMDB, caso a proposta não seja votada.

 

           A reivindicação teve como objetivo pressionar os parlamentares a votarem

a proposta, que irá destinar mais recursos para saúde e estabelecer percentuais mínimos aos Municípios, Estados e União para aplicação no setor, entre outros pontos.  

  img2

 

           Para o conselheiro nacional e representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Fernando Eliotério, a aprovação da Emenda 29 garante o fim da precarização dos serviços, o fortalecimento da seguridade social e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como um todo. “Esperamos que essa seja a última manifestação que realmente leve à votação da EC 29. São quase 12 anos para aprovação”, cobrou.

 

           A presidente da União Nacional dos Auditores do SUS (UNASUS), Solimar Mendes, ressaltou a importância do financiamento para o setor e enfatizou a necessidade de fiscalização dos recursos. “Estamos aqui para apoiar a regulamentação da Emenda, mas também para pedir que o governo invista no controle e processos de auditoria desses recursos, se não o dinheiro é mal aplicado ou até mesmo desviado para outros fins”, apontou.

 

Participação do CNS

 

img

            O Conselho Nacional de Saúde deliberou sobre o apoio ao ato público no começo de agosto durante a reunião da Comissão de Orçamento e Financiamento (COFIN). Cinco bandeiras de defesa foram apresentadas ao Pleno do CNS na 224ª Reunião Ordinária e levadas à manifestação. São elas: Ampliar o financiamento para a área da saúde; Responsabilização Tripartite; Vinculação com as receitas; Definir ações e serviços de saúde; e Busca de uma nova fonte de financiamento.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: http://www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I