Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de janeiro de 2011

 

Domingo é Dia Mundial de Combate à Hanseníase

 

 

img

        No dia 30 de janeiro, as atenções voltam-se para o Dia Mundial da Hanseníase. Mas, no Brasil, a doença é marcada pela falta de informação, fazendo com que o problema seja tratado de forma inadequada. Embora a doença já tenha sido erradicada na maioria dos países do mundo, o Brasil figura no topo da lista dos países com o maior número de casos.

 

        No Conselho Nacional de Saúde a hanseníase foi à primeira doença a ter uma comissão específica. É uma endemia de relevância para a saúde pública e apresenta, de acordo com seu perfil epidemiológico, a necessidade de articulação das ações de promoção e prevenção de incapacidades. Dados estatísticos da doença a colocam em primeiro lugar em coeficiente de prevalência.

 

        A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que compromete principalmente a pele e os nervos, provocando inflamação, manchas na pele e perda da sensibilidade. A hanseníase se transmite de pessoa para pessoa por meio das secreções das vias respiratórias (nariz e boca). Mas, assim que se inicia o tratamento, os pacientes deixam de transmitir a doença. O Ministério da Saúde desenvolveu uma Campanha que visa previnir e diagnosticar precocemente a doença, o quanto antes for tratada melhor para o paciente.

 

        Por todos os motivos expostos o próximo domingo é um dia muito importante. Não deixe de participar das atividades preparadas na sua cidade, informe-se, oriente-se e tire suas dúvidas, somente desta forma a hanseníase ficará no passado de nossa história.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I