Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de julho de 2011

 

CNS no combate Contra as Hepatites Virais

 

 

img

        Nesta quinta-feira (28) é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, doença grave que atinge o fígado e pode se tornar crônica sem o tratamento adequado. De acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS) existem cerca de 23 mil pessoas em tratamento das hepatites tipo B e C em todo país.


        As hepatites virais são temas rotineiros nas pautas do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e já foram tratadas duas vezes nas reuniões ordinárias do Pleno em 2011. Para o representante do Movimento Nacional de Luta Contra as hepatites Virais (MBHV) no Conselho, Júlio César Figueiredo, duas vitórias importantes foram alcançadas em 2011. “A primeira foi a instalação dos testes rápidos de Hepatites B e C, que agiliza o diagnóstico e o acesso fica facilitado para o tratamento da doença logo no estágio inicial. E a segunda foi a atualização do protocolo de tratamento da hepatite C, que ampliou o acesso ao medicamento interferon peguilado”, apontou.


        O novo protocolo para o tratamento de Hepatite C passou a valer a partir do dia 18 de julho. Além de ampliar o uso de interferon peguilado, a medida também traz mais qualidade de vida e comodidade para o paciente, já que o medicamento deve ser utilizado uma vez por semana. O interferon convencional é utilizado três vezes por semana. A atualização do protocolo facilita ainda o acesso ao tratamento em alguns casos de pacientes que não irão necessitar de biópsia prévia no futuro.


        Segundo o conselheiro nacional, um dos desafios atuais para controle da doença é a implantação de uma Rede de Assistência à Saúde Ampliada, que garanta a realização de exames complementares como biopsia hepática e biologia molecular, e efetive o acesso ao tratamento. “O Brasil também pode dar exemplo para o mundo, assim como aconteceu com a AIDS a partir dessa proposta de rede de assistência. Já estamos caminhando para isso com a ampliação de acesso a medicamentos”, avaliou Figueiredo.


        De acordo com dados do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a hepatite B é a que possui mais casos confirmados no país. Em 2009, foram registradas mais de 14.500 pessoas com manifestações da doença. A hepatite A, benigna e com sintomas mais conhecidos pela população como olhos amarelados, enjôo e vômitos, registrou no mesmo ano pouca mais de 10 mil casos. Já a tipo C reuniu em torno de 9.700 casos no mesmo ano e teve predomínio em adultos acima de 30 anos. A hepatite D contabilizou 300 casos com destaque para os estados do Acre, Amazonas e Rondônia.


        Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece cinco medicamentos para o tratamento da hepatite B: interferon, ribavirina, tenofovir, entecavir e adefovir. Para a hepatite C, existem dois medicamentos disponíveis: interferon e ribavirina.


Saiba Mais


        A hepatite é uma inflamação que atinge o fígado e podem ser causadas por vírus (A, B, C, D e E) ou por reações do corpo a substâncias como o álcool ou remédios. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente com os tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado.

 

        A hepatite C é a primeira causa de transplante de fígado no mundo. A progressão da hepatite C até cirrose hepática ocorre entre 20 e 30 anos de evolução da doença. Para se prevenir dos tipos A e E são necessárias condições de saneamento básico e higiene. No caso das hepatites B, C e D, deve-se usar camisinha nas relações sexuais.

 

        Outras medidas de prevenção são: uso de materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings; não compartilhamento de instrumentos de manicure e pedicure, agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.

 

Diagnóstico precoce e vacinação

 

        A partir de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer testes rápidos para a detecção das hepatites B e C. Os exames terão resultados em 30 minutos e vão estar disponíveis nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do país, para depois serem estendidos às unidades básicas de saúde de todos os estados e municípios. O investimento do MS será de R$ 10,6 milhões.

 

        Além dos testes, o SUS oferece vacinas contra a hepatite B para população de 0 a 24 anos de idade e para grupos vulneráveis, sem limite de faixa etária, como gestantes, manicures, caminhoneiros, bombeiros, policiais militares, civis e rodoviários, doadores de sangue, coletadores de lixo domiciliar e hospitalar.

 

        Segundo o Ministério, a faixa etária será ampliada também para os jovens de 25 a 29 anos em 2012.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail:
cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I