Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de julho de 2011

 

14ª CNS entra na pauta da 176ª RO do Conselho Nacional de

Previdência Social

 

 

img

        Realizada na manhã desta quinta-feira, 28, mais uma ação estratégica da Comissão de Mobilização para 14ª Conferência Nacional de Saúde. O palco, desta vez, foi o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), localizado no Ministério da Previdência Social, órgão superior de deliberação colegiada, tem como principal objetivo estabelecer o caráter democrático e descentralizado da administração, com a participação do Governo, dos trabalhadores em atividade, dos empregadores e dos aposentados.


        Por solicitação da Comissão Organizadora, a coordenadora da Comissão de Mobilização, Maria do Socorro de Souza (Contag), participou da 176ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Previdência Social, que inseriu em sua pauta o temário da 14ª Conferência Nacional de Saúde.


        Participaram da reunião, além da Conselheira Maria do Socorro, os Conselheiros Nacionais de Previdência Social e, na ocasião, representando o presidente do CNPS, ministro da Garibaldi Alves Filho, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild, a quem coube coordenar os trabalhos.


        A Conselheira Maria do Socorro iniciou sua apresentação contextualizando a realização da 14ª CNS. Segundo ela “essa é uma conferência diferenciada, pois se espera que o usuário diga o que quer para saúde”. E, pela primeira vez, “será possível conseguir saber o grau de resolutividade e satisfação na utilização dos serviços de saúde”.


        Ao fim da apresentação Mauro Luciano Hauschild, do INSS, manifestou interesse em garantir a participação, pelo menos, dos 15 membros titulares do CNPS, tendo em vista a relevância do evento e a oportunidade de debater inúmeras questões multissetoriais preocupantes para o INSS.


        Para exemplificar, Haushild citou os 8 bilhões de reais pagos em benefícios previdenciários em decorrência de acidentes de trânsito e também falou rapidamente, sobre os reflexos previdenciários negativos que trazem as novas epidemias como as drogas, a obesidade e o alcoolismo, que geram muitos prejuízos não só para o Estado, sobretudo para a população sob a forma de redução de investimentos.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail:
cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I