Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de junho de 2011

 

CNS realiza Oficina de Capacitação para relatores da 14ª Conferência Nacional de Saúde

 

 

img

        Começou na manhã desta quinta-feira, 30, a Oficina de Capacitação dos Coordenadores da Relatoria da etapa estadual da 14ª Conferencia Nacional de Saúde. O evento tem por objetivo dirimir dúvidas e, principalmente, afinar o discurso para que o produto relatado pela comissão durante a 14ª CNS, na etapa estadual e nacional, tenha profícuos resultados, especialmente perante a opinião pública que deverá ser a grande beneficiada.

        Compuseram a mesa Jurema Werneck, coordenadora geral da 14ª CNS, Rozângela Camapum, secretaria executiva do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e os coordenadores de comissão da 14ª CNS, Graciara Matos, da comissão de comunicação, Maria do Socorro, da comissão de mobilização, Gastão Wagner Campos, da comissão de relatoria e Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa (Sgep) do Ministério da Saúde.

        Para este encontro, os estados brasileiros enviaram seus representantes, manifestando desta forma, concretamente o interesse em manter atualizadas as informações necessárias para o bom desempenho dos mais variados atores políticos durante a 14ª Conferencia Nacional de Saúde. As etapas municipais estão em andamento por todo o país e as estaduais começam a partir do dia 16 de julho e seguem até 31 de outubro. A nacional acontecerá, em Brasília, no período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.

        As falas e intervenções dos componentes da mesa de abertura foram todas realizadas no mesmo sentido, exaltando a importância da mobilização para garantir, e assegurar, a participação social na 14ª Conferência Nacional de Saúde e desejando a todos os representantes dos estados presentes sucesso na realização nas conferências estaduais e na nacional, além, e claro, de parabenizar a realização exitosa das etapas municipais já realizadas e as que ainda estão porvir Brasil afora.

img

        O ponto de alto e de grande destaque durante a realização da Oficina foram as apresentações dos Planos das Comissões de Comunicação e de Mobilização para 14ª CNS, realizados pelas Conselheiras Graciara Matos e Maria do Socorro, respectivamente. As apresentações demonstraram como estão sendo estruturadas e trabalhadas as ações propostas nos referidos planos, para atuações prévias, durante e posteriormente a realização da 14ª. Falou-se repetidamente, sobre a necessidade de levar a Conferência Nacional de Saúde, de fato, para as ruas, onde a população possa ativamente exercer a sua cidadania e reforçar a legitimidade que delegados e delegadas tem para tratar a saúde da sociedade brasileira.

        Ao final, a coordenadora da 14ª CNS comunicou aos presentes que, embora existam mais de cinco mil municípios brasileiros, no site do Conselho Nacional de Saúde consta apenas o registro de 1217 conferências municipais. Na oportunidade, a Jurema Werneck também solicitou aos nove estados (AP/BA/CE/MA/MG/PB/PE/RR/SC), que ainda não comunicaram as datas de suas etapas que o façam o mais breve possível, para atualização do calendário.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I