Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de setembro de 2011


Plenária final apresenta propostas para a melhoria da Residência no Brasil

 

 

 

        Terminou na tarde desta sexta-feira (30) o IV Seminário Nacional sobre Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde – Experiências, avanços e desafios. Cerca de 450 participantes se dividiram em oito grupos durante a manhã e elaboraram aproximadamente 190 propostas que foram apresentadas durante a plenária final.

 

        No trabalho em grupo os participantes discutiram os seguintes temas: política de educação, formação em serviço, gestão, financiamento e participação social. As propostas expostas tratam entre outros aspectos: incentivo à inserção dos residentes nas discussões dos conselhos e câmaras temáticas; fomentar e garantir as práticas integrativas entre profissões na lógica do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) para as residências nessa área; garantir a representatividade dos programas de residência no CNS; garantir estágios eletivos dentro das áreas de conhecimento; realizar educação permanente para os docentes envolvidos na residência; e a possibilidade de criação da política nacional de residências em saúde.

 

        Para a residente do Rio Grande do Sul, Monique Padilha, o seminário possibilitou o encontro com outros residentes do Brasil e um momento para avaliar os programas implementados e as dificuldades enfrentadas no dia a dia. “Trouxemos as reivindicações de outros residentes que não puderam vir e o resultado foi positivo”, afirmou.

 

        A plenária final deliberou também a criação de um Grupo de Trabalho (GT) abrigado no Conselho Nacional de Saúde (CNS). O GT deve apresentar até janeiro ao pelo do CNS as propostas consolidadas e que foram de consenso nos trabalhos durante o seminário.

 

        A mesa da plenária final foi composta por Francisco Batista Junior, conselheiro do Conselho Nacional de Saúde; Ana Estela Haddad, da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde; Jeanne Liliane Marlene Michel, da Diretoria de Hospitais Universitários e Residência em Saúde do Ministério da Educação; Caterine Dossis, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); e Marilda Sirani, do Conselho Nacional de Secretários Municipais em Saúde (Conasems).

 

Moção

 

        O Seminário aprovou também uma moção de repúdio contra a aprovação na Câmara Federal do PLC 79/2011 que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para administrar hospitais universitários federais. O texto foi encaminhado ao Senado Federal.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I