Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 01 de outubro de 2012

 

1° de outubro, Dia Internacional da Melhor Idade

 

         O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi criado em 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com objetivo de estimular a sociedade a refletir sobre a situação do idoso na sociedade.


No Brasil, são mais ou menos 15 milhões de pessoas idosas. Daqui a 20 anos, essa população deve dobrar. No mundo inteiro a população está ficando mais velha. Pensar na velhice é tarefa de todos, mas principalmente dos mais jovens. Aprender a envelhecer deve fazer parte de nossa educação.


Pensando nisso, a 14° Conferência Nacional de Saúde realizada em dezembro de 2011, deliberou várias ações em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas com idade acima dos 60 anos, e uma das principais defende a ideia de "fortalecer a Política de Atenção ao Idoso, com o desenvolvimento de ações nos diferentes níveis de atenção e intersetorialmente".


Para acompanhar a implementação da Política de Atenção ao Idoso, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) instituiu a Comissão Intersetorial da Saúde do Idoso (CISID), e desde 2007 esta comissão, instituída pela Resolução nº 378, assessora o Conselho em assuntos relacionados à saúde do idoso.


Para o conselheiro nacional de saúde, Geraldo Adão dos Santos, coordenador da Comissão Intersetorial da Saúde do Idoso (CISID), “algumas das principais conquistas da população idosa foram o Estatuto do Idoso, os Conselhos de Políticas Públicas e a Política Nacional de Saúde do idoso”, relembra o conselheiro.


Mesmo com os avanços, Geraldo Adão adverte que “ainda a muito que fazer” e enumera dois exemplos pontuais de dificuldades enfrentadas pelos idosos e suas famílias: os pacientes com doenças terminais, que necessitam de condições especiais, diferenciadas e o atendimento a pacientes com diagnóstico grave, que por vezes precisam ser atendidos fora do município em que residem e precisam de uma estrutura para este atendimento acontecer.


Na avaliação do coordenador da CISID, para os dois problemas relatados a melhor solução seria implementar um programa que leve o profissional da saúde até a residência do paciente, para tratar e trabalhar a prevenção de doenças, oferecendo mais comodidade ao idoso e aos familiares, a oportunidade de trabalhar em conjunto com o profissional da saúde.


Uma coisa é certa, garante o conselheiro, “a atenção à saúde do idoso é uma pauta importante para o governo federal, que tem feito a sua parte, assim como o Conselho Nacional de Saúde”. Por isso, “parabenizo e agradeço a todos e todas pelas vitórias atuais e por aquelas que ainda virão”, finaliza Geraldo Adão.


9 anos de vigência – Hoje, 1 de outubro, a Lei 10.741/03, de autoria do senador Paulo Paim, mais conhecida como Estatuto do Idoso, completa nove anos. O Estatuto tramitou no Congresso Nacional por mais de dez anos e foi considerado um marco ético de respeito aos direitos dos maiores de 60 anos.


Composto por 118 artigos, o Estatuto é dividido em capítulos específicos dedicados aos direitos dos idosos. Os direitos à vida, ao alimento, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à profissionalização e ao trabalho, à previdência e à assistência social, à habitação e ao transporte são contemplados na legislação.


No texto, há ainda capítulos inteiros dedicados ao atendimento aos idosos tanto na própria família como em entidades destinadas a esse fim, com normas que determinam desde instalações físicas adequadas até a fiscalização pelo Poder Público e pela sociedade.


Confira a íntegra do Estatuto do Idoso clicando aqui:

http: //www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.741.htm

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I