Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de fevereiro de 2012

 

Transparência reúne no DF representantes de todos os estados

 

         Mais de 140 representantes da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social (Consocial) se reúnem desde 1 de fevereiro em Brasília para debater mecanismos de participação da sociedade na gestão pública, estratégias para tornar o governo mais transparente e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção. O 1º Encontro Nacional dos Representantes da Consocial reúne participantes de todos os estados brasileiros, membros da organização nacional e integrantes da coordenação executiva da conferência.

 

         Todas as instituições envolvidas participarão de uma mesa redonda, quando terão a oportunidade de apresentar o andamento das discussões sobre esses temas nos municípios, analisar as atividades do processo conferencial, traçar novas diretrizes e compartilhar boas práticas. Entre os participantes estarão presentes o secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União (CGU), Mário Vinícius Spinelli, a diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira, e o coordenador executivo nacional da Consocial, Fábio Felix.

 

         A Consocial é fruto de uma solicitação feita pela sociedade ao Executivo e está sob a responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo maior da conferência é estabelecer com governos, cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil diretrizes para a construção de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

 

         Com o tema "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública", desde julho de 2011 a Consocial realizou etapas preparatórias em 2.300 municípios. A partir de fevereiro deste ano começam os eventos estaduais. A CGU pretende mobilizar mais de um milhão de brasileiros, direta ou indiretamente, que serão representados por cerca de 1.200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial, que acontece entre os dias 18 e 20 de maio deste ano, em Brasília.

 

         Além de participar das etapas estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os temas da Consocial por meio da participação em conferências livres e uma virtual, bem como integrar programas e atividades especiais como concursos culturais, debates acadêmicos e seminários. Basta encaminhar as propostas à coordenação executiva nacional via portal da 1ª Consocial (www.consocial.cgu.gov.br).

 

Fonte: Controladoria-Geral da União

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I