Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de outubro de 2012

 

Rosa é a cor de outubro

 

Durante todo o mês de outubro, monumentos e prédios públicos em todo o país, e do mundo, serão iluminados na cor rosa em apoio à campanha pela prevenção e combate ao câncer de mama.  No Distrito Federal, as fachadas do Ministério da Saúde, da Torre de TV, do Congresso Nacional e da Catedral de Brasília já receberam a cor rosa em sua iluminação.

 

A 5ª edição da Revista do Conselho Nacional de Saúde, CNS em Revista, que também traz a cor rosa em sua capa, discute exatamente a temática da saúde da mulher, mas como um todo, “sem fragmentação”, ressalta a coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu), Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos (Santinha).

 

A campanha de prevenção ao câncer de mama convoca às mulheres a estarem atentas à saúde. Com o slogan “Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida”, ela incentiva a conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo, atingindo mais de 20% de novos casos a cada ano. Estima-se que, ainda neste ano, 52.680 mil novos casos sejam diagnosticados, o que representa uma taxa de incidência de 52,5 casos por 100 mil mulheres.

 

Vale lembrar que a prevenção ainda é uma das melhores formas de combater a doença. Mulheres com 40 anos de idade ou mais deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas, além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado ainda que não tenha sintomas.

 

Como surgiu – O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.  A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que  ajudam milhares de pessoas.  

 

(Fonte: www.outubrorosa.org.br/historia)

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I